O PSD/Algarve considera que a Cimeira Luso-Espanhola, que decorrerá a 23 de Outubro, em Faro, será um «momento alto» para a região que juntará os primeiros-ministros Luís Montenegro (Portugal) e Pedro Sanchez (Espanha).
«Temos esperança que da cimeira possam resultar, para além das decisões concretas de cariz nacional, boas decisões que desbloqueiem problemas que existem há muito na região. Já transmitimos quais os que entendemos prioritários, agora é deixar correr as negociações», diz Cristóvão Norte, presidente do PSD/Algarve.
«É extraordinariamente importante que a região seja palco de iniciativas ao mais alto nível, seja político, desportivo, cultural, académico, empresarial, etc. Isso prestigia a região e traz-lhe notoriedade. Esse é também um compromisso nosso. Queremos um Algarve com organizações ao mais alto nível», acrescenta.
O PSD Algarve agradece ainda a iniciativa de Luís Montenegro «e endereça as felicitações a Faro e ao seu presidente Rogério Bacalhau».
A Cimeira Luso-Espanhola vai decorrer no Palácio Fialho, onde funciona o Colégio do Alto, em Faro.
Na iniciativa será assinado o acordo recentemente alcançado do regime de caudais do troço final do Rio Guadiana.
Em cima da mesa de negociações também estará o acordo internacional administrativo entre Portugal e Espanha que permita avançar com a empreitada da nova ponte entre Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, bem como a ligação ferroviária Faro-Huelva-Sevilha.