O recentemente falecido empresário Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve, e a Rota Vicentina foram foram ontem distinguidos pelo Governo devido ao seu Mérito Turístico, durante a VII Cimeira do Turismo Português, que decorreu no Palácio Nacional de Mafra.
Paulo Pinheiro, como o Sul Informação já havia avançado, foi galardoado a título póstumo com a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata. A atribuição desta distinção ao falecido empresário foi feita por proposta do Turismo do Algarve. A medalha foi recebida por Jaime Costa, o atual diretor do Autódromo Internacional do Algarve, em seu nome e em representação da família.
Na mesma cerimónia, a Rota Vicentina recebeu «uma menção honrosa pelo seu mérito e contributo para o turismo responsável», como revelou nas redes sociais Marta Cabral, diretora-executiva da Rota Vicentina, que recebeu o prémio, também neste caso de grau prata.
Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, também esta distinção foi proposta pela entidade que dirige, bem como a sua congénere do Alentejo e Ribatejo, como «reconhecimento de um território interegional estruturante para a diversificação e valorização da oferta, em particular, no segmento de turismo de natureza».
O mesmo responsável também considerou «mais que devido» o «reconhecimento nacional» a Paulo Pinheiro, que morreu aos 52 anos, no passado dia 10 de Julho, em França.
Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve veio a público destacar a atribuição da medalha a Paulo Pinheiro, reafirmando que este foi «um algarvio de mérito, o artífice e o arquiteto de um projeto de dimensão internacional que colocou a região do Algarve como destino privilegiado dos amantes dos desportos motorizados».
«O reconhecimento do trabalho desenvolvido por Paulo Pinheiro é um ato de inteira justiça pelo seu empenho e sonho em fazer do Algarve um dos grandes destinos de desportos motorizados do mundo», afirma a mesma entidade.
Sobre Paulo Pinheiro:
Engenheiro mecânico de formação e ex-piloto automóvel, Paulo Pinheiro sonhou e concretizou a construção do Autódromo Internacional do Algarve, integrado no projeto global Algarve Motor Park, iniciado em 2001 e inaugurado no ano de 2008.
Em 2004, criou e tornou-se diretor de equipa da Parkalgar Racing Team, com a qual participa no Campeonato do Mundo de Motociclismo, numa parceria com a Honda, sempre com o objetivo de competir e promover internacionalmente o Autódromo, o Algarve e as suas potencialidades.
Graças ao seu dinamismo, o Autódromo Internacional do Algarve tornou-se palco regular de grandes competições internacionais de motociclismo, nomeadamente o Mundial de Superbikes e o Moto GP, e acolheu as edições do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2020 e 2021, para além de garantir uma ocupação crescente das instalações para a realização de testes das grandes marcas do setor automóvel, impulsionando as atividades económicas do Algarve ao longo de todo o ano.
Mais recentemente, alargando e complementando o leque de atividades da empresa, em parceria com a Universidade do Algarve, lançou em 2022 o Parque Tecnológico Celerator focado nos setores dos transportes, mobilidade e soluções energéticas e visando a aplicação e desenvolvimento de energias renováveis, um investimento que acolherá empresas das novas tecnologias no automóvel do futuro.