Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O recentemente falecido empresário Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve, e a Rota Vicentina foram foram ontem distinguidos pelo Governo devido ao seu Mérito Turístico, durante a VII Cimeira do Turismo Português, que decorreu no Palácio Nacional de Mafra.

Paulo Pinheiro, como o Sul Informação já havia avançado, foi galardoado a título póstumo com a Medalha de Mérito Turístico, Grau Prata. A atribuição desta distinção ao falecido empresário foi feita por proposta do Turismo do Algarve. A medalha foi recebida por Jaime Costa, o atual diretor do Autódromo Internacional do Algarve, em seu nome e em representação da família.

Na mesma cerimónia, a Rota Vicentina recebeu «uma menção honrosa pelo seu mérito e contributo para o turismo responsável», como revelou nas redes sociais Marta Cabral, diretora-executiva da Rota Vicentina, que recebeu o prémio, também neste caso de grau prata.

jf-quarteira

Segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, também esta distinção foi proposta pela entidade que dirige, bem como a sua congénere do Alentejo e Ribatejo, como «reconhecimento de um território interegional estruturante para a diversificação e valorização da oferta, em particular, no segmento de turismo de natureza».

 

Sul Informação

 

O mesmo responsável também considerou «mais que devido» o «reconhecimento nacional» a Paulo Pinheiro, que morreu aos 52 anos, no passado dia 10 de Julho, em França.

Também a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve veio a público destacar a atribuição da medalha a Paulo Pinheiro, reafirmando que este foi  «um algarvio de mérito, o artífice e o arquiteto de um projeto de dimensão internacional que colocou a região do Algarve como destino privilegiado dos amantes dos desportos motorizados».

«O reconhecimento do trabalho desenvolvido por Paulo Pinheiro é um ato de inteira justiça pelo seu empenho e sonho em fazer do Algarve um dos grandes destinos de desportos motorizados do mundo», afirma a mesma entidade.

 

Sul Informação

 

Sobre Paulo Pinheiro:

Engenheiro mecânico de formação e ex-piloto automóvel, Paulo Pinheiro sonhou e concretizou a construção do Autódromo Internacional do Algarve, integrado no projeto global Algarve Motor Park, iniciado em 2001 e inaugurado no ano de 2008.

Em 2004, criou e tornou-se diretor de equipa da Parkalgar Racing Team, com a qual participa no Campeonato do Mundo de Motociclismo, numa parceria com a Honda, sempre com o objetivo de competir e promover internacionalmente o Autódromo, o Algarve e as suas potencialidades.

Graças ao seu dinamismo, o Autódromo Internacional do Algarve tornou-se palco regular de grandes competições internacionais de motociclismo, nomeadamente o Mundial de Superbikes e o Moto GP, e acolheu as edições do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2020 e 2021, para além de garantir uma ocupação crescente das instalações para a realização de testes das grandes marcas do setor automóvel, impulsionando as atividades económicas do Algarve ao longo de todo o ano.

Mais recentemente, alargando e complementando o leque de atividades da empresa, em parceria com a Universidade do Algarve, lançou em 2022 o Parque Tecnológico Celerator focado nos setores dos transportes, mobilidade e soluções energéticas e visando a aplicação e desenvolvimento de energias renováveis, um investimento que acolherá empresas das novas tecnologias no automóvel do futuro.

 

 

 



recrutamento zoomarine 2025
municipio de portimao

Também poderá gostar

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

Foto: Nuno Costa | Sul Informação (Arquivo)

Movimento de passageiros no Aeroporto de Faro sobe 4% no primeiro trimestre

Aqualine CM

Parque aquático abandonado em Altura transforma-se em turismo rural