As obras da nova ponte da Praia de Faro, que está a ser construída ao lado da antiga, estão a decorrer «dentro do previsto» e, apesar de não terem estado prontas a tempo do Verão, não estão a condicionar o trânsito.
«O fluxo para a praia tem-se feito normalmente e sem constrangimentos. Os constrangimentos que há são os que já eram provocados pela ponte antiga», disse Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, esta quinta-feira, 11 de Julho, ao Sul Informação.
Foi, aliás, também devido a estes constrangimentos que se chegou à conclusão de que era preciso uma nova infraestrutura para dar resposta ao movimento que aquela zona tem.
Na ponte atual, por haver apenas uma faixa, o trânsito circula de forma alternada, o que, por vezes, provoca longas filas, principalmente nas horas de maior acesso à zona balnear. Assim, há quem opte por deixar o carro no parque que se situa a cerca de um quilómetro de distância e faça depois o percurso a pé até à praia, pelo passadiço de madeira, tal como o Sul Informação constatou no local.
Com «os tabuleiros já todos postos» e as obras a decorrer dentro do previsto, Rogério Bacalhau afirma que a ponte deverá estar concluída «dentro de três ou quatro meses».
A nova ponte da Praia de Faro terá cerca de 180 metros de comprimento e um tabuleiro de 11 metros de largura, que comportará duas faixas para circulação automóvel e dois passeios pedonais, um deles aliando a componente pedonal e ciclável.
Além disso, a nova infraestrutura, localizada a nascente da atual, permitirá o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro.
As obras começaram no terceiro trimestre de 2022.
Fotos: Beatriz Bento | Sul Informação