Obra da nova ponte da Praia de Faro «já começou» e fica pronta dentro de ano e meio

Obra foi consignada no Dia da Cidade

A obra da nova ponte para a Praia de Faro já foi consignada e está em curso desde a passada quinta-feira. A empreitada tem um custo previsto de 6,5 milhões de euros, «suportados na totalidade pela autarquia, que é a dona da obra», e deverá estar finalizada dentro de cerca de ano e meio (540 dias).

O ato de consignação desta obra foi assinado na sessão solene do Dia da Cidade de Faro, na quarta-feira, 7 de Setembro. A partir desse momento, a bola «ficou do lado do empreiteiro».

«Para todos os efeitos, a obra já começou na quinta-feira. Mas o empreiteiro ainda está na fase de preparar a obra física e de montagem do estaleiro. A primeira coisa que terão de fazer serão sondagens, o que poderá não ser tão visível», revelou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, ao Sul Informação.

«À Câmara, caberá a parte da fiscalização e monitorização da obra, que já foram contratualizadas», acrescentou.

A consignação da construção da nova ponte foi uma autêntica prenda para o concelho, no 482º aniversário de elevação de Faro a cidade, não só porque esta é uma obra há muito desejada e reclamada pela população, mas também porque foi uma empreitada que teve muitas dificuldades de sair da fase de concurso para o terreno.

O impulso final foi dado com a recente aprovação, por parte da Assembleia Municipal de Faro, de uma revisão extraordinária de preços para a obra da nova ponte de acesso à Praia, que incluiu um reforço de 1,5 milhões de euros, injetados pela Câmara.

Na sessão solene do Dia da Cidade, Rogério Bacalhau frisou que esta obra «foi resolvida por intervenção direta e empenho do executivo camarário, com investimento financeiro da autarquia, já que, de outra forma, não avançaria, como é do conhecimento público».

 

Rogério Bacalhau

 

Antes de chegar à fase de execução, foi preciso lançar quarto concursos para ter empresas interessadas em realizar a obra, o primeiro dos quais em Novembro de 2017, com um preço-base de 2,5 milhões de euros. Este e os dois concursos público internacionais que se seguiram ficaram desertos, apesar do preço-base ter sido aumentado, a cada novo procedimento.

A nova ponte de acesso à Praia de Faro terá cerca de 180 metros de comprimento, com um tabuleiro de 11 metros de largura, que comportará duas faixas para circulação automóvel, dois passeios pedonais, um deles que alia a componente pedonal à ciclável. Também permitirá o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro.

A infraestrutura localizar-se-á a nascente da atual, num traçado paralelo, o que permitirá que a que já existe hoje se mantenha em funcionamento até ao dia em que a nova entre em funcionamento.

Um dos encargos da autarquia será, de resto, «retirar a antiga ponte e limpar o local, por razões ambientais», assim que a futura ligação seja uma realidade.

Em contrapartida, os constrangimentos ao trânsito, na fase de obra, «serão muito reduzidos», apesar de, «por vezes, poderem ter de circular alguns camiões».

 

 



Comentários

pub