Último barco encalhado já foi removido da Praia Grande de Ferragudo

Operação contou com a ajuda de um rebocador vindo de Sines

Foto: Junta de Freguesia de Ferragudo

A quarta e última embarcação que estava encalhada na Praia Grande de Ferragudo foi removida do areal ao fim da manhã deste domingo, 7 de Abril, numa operação que contou com o apoio de um rebocador vindo de Sines. 

Segundo a Câmara de Lagoa, responsável por esta zona no interior do estuário do rio Arade, o dia foi escolhido porque este domingo ocorreu «a maré será mais favorável à realização da operação», que durou toda a manhã e envolveu ainda trabalhos de escavação com máquinas.

A retirada da embarcação marítimo-turística «Thor», após tentativas anteriores que foram goradas, foi promovida pelo armador.

Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa, sublinhou, em declarações à Agência Lusa: «operação concluída com sucesso. Já não há embarcações na Praia Grande de Ferragudo, que constituíam um perigo de segurança e constrangimento para atividade balnear”»

No passado dia 2, tinham sido retiradas três das quatro embarcações que estavam encalhadas no areal da Praia Grande, numa operação conduzida pelo Município de Lagoa, que é agora a entidade com jurisdição sobre a área.

Essa operação contou com o apoio da Capitania do Porto de Portimão e a colaboração do proprietário de uma das embarcações, que recorreu a uma empresa privada.

Nessa data, foram removidos os três veleiros encalhados, dois no final do ano de 2023 e um outro há duas semanas, devido às tempestades que se têm verificado nos últimos meses.

A Câmara de Lagoa solicitou a uma empresa privada a remoção da embarcação “Lady Stray”, de 7.90 metros, e da embarcação “Bitten”, aparentemente de origem sueca, de 9 metros, cujo proprietário não foi possível identificar.

A remoção do veleiro “RAN”, de 11 metros, foi pedida pelo proprietário e executada na mesma operação realizada no dia 2 de Abril.

Esta operação tinha obrigado a cuidados redobrados, tendo sido executada por uma empresa especializada, coordenada pelo Município de Lagoa e acompanhada por uma equipa de mergulhadores profissionais, tendo uma Base de Assistência & Salvação Marítima junto ao Clube Naval de Portimão.

Ficou apenas a faltar retirar do areal da Praia Grande a embarcação de maior porte, operação que hoje teve lugar, com sucesso.

Em ambas as situações, a Autoridade Marítima Nacional, através do Comando-local da Polícia Marítima de Portimão, garantiu as condições de segurança da operação.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub