Projetos que implicavam gastar água não foram a votos no OP de Faro

4ª edição do Orçamento Participativo contou com a maior verba de sempre

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Propostas que implicassem gastos de água foram excluídas do lote de 16 projetos que foram a votos na 4ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Faro, anunciou ontem Rogério Bacalhau, presidente da Câmara da capital algarvia.

Esta edição do OP contou com a maior verba de sempre (265.955 euros), tendo recebido um total de 37 propostas. Destas, apenas 16 projetos foram submetidos à votação dos farenses.

Nas palavras de Rogério Bacalhau, o Orçamento Participativo já está «instituído», e, por isso, há cada vez mais pessoas a participar.

«Das 37 ideias, foram construídos 16 projetos, porque há muitas propostas que são apenas ideias, mas que depois até se juntam com outras e fazem um projeto. Excluímos também todas as ideias que implicassem gastos de água, por exemplo, esse foi um dos critérios, e ficaram no final 16 projetos», explicou o autarca à margem da apresentação dos vencedores do OP, que decorreu esta sexta-feira, 12 de Abril. 

Aos jornalistas, o edil destacou que esta é uma forma de pôr as pessoas a «pensar no espaço público» e a transmitir as «necessidades que sentem» e as ideias que têm para suprir essas necessidades.

«Nós, mesmo andando muito pela rua e falando com as pessoas, não temos a mesma perceção. Por isso é que faz todo o sentido ter este Orçamento Participativo, em que é a população que constrói a ideia e é a população que vota qual a ideia que é mais forte». 

Dos 16 projetos, o mais votado foi então o “Bairro Pintado” (336 votos), uma proposta de Filipe Gois Alves, que pretende dar vida ao Bairro da Penha.

 

OP Escolas – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«Este projeto quer trazer a arte urbana ao Bairro, envolvendo a comunidade e os seus residentes. A nossa ideia é pegar nos artistas locais e transformar o Bairro da Penha», explicou o autor da proposta, adiantado que o objetivo é também convidar os alunos da Escola de Vale Carneiro para pintar, juntamente com os artistas, a parte da escadaria.

«Integrar a comunidade com a arte urbana é o objetivo e estamos muito felizes por ter ganhado», afirmou ainda Natacha Alves, também envolvida na proposta.

O 4º Orçamento Participativo de Faro irá ainda apoiar monetariamente o projeto “Cultura em Monte” (289 votos), de Rui Paulo Guerreiro, para a Freguesia de Montenegro; o “Campo de Basket Art 3×3” (212 votos), de José Manuel Sequeira Costa, para a União de Freguesias de Faro; os “Percursos Pedestres” (134 votos), de Eduardo Peyroteo, para a Freguesia de Montenegro; o “Melhoramento do Campo de Basket da Rua da Amendoeira” (90 votos), de Bertina Santos, para a União de Freguesias de Faro; “Poços e Lavouros Públicos” (83 votos), de Osvaldo Serro, para a Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, e a “Recuperação da Casa Presépio do Jardim Público do Palácio de Estoi (63 votos), de José de Paula Brito, para a União Freguesias da Conceição e Estoi.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Inicialmente, a verba prevista para o OP Faro e OP Escola deste ano era de 250 mil euros, no total, mas, para que fosse possível incluir mais um projeto, a autarquia decidiu aumentar o montante para 265.955 euros.

Tendo em conta o número de propostas ligadas ao desporto, que arrecadaram um número considerável de votos, o autarca admite que o concelho «precisa de mais espaços desportivos».

«A atividade desportiva aumentou muito nos últimos dez anos. Nós estamos a trabalhar para melhorar as condições desportivas no concelho, até para aumentar a capacidade, mas são coisas que levam muitos anos e, felizmente, o concelho tem aderido muito à prática desportiva – é bom, porque nos dá a nós uma responsabilidade acrescida», continua o autarca. 

Tal como nas edições anteriores, 10 mil euros da verba destinaram-se ao OP Escolas.

Nas palavras de Rogério Bacalhau, «este Orçamento Participativo tem um cariz diferente».

«Aquilo que pretende é pôr os miúdos a participar neste processo e pô-los a pensar na escola e no meio. Tudo isso é uma aprendizagem muito importante», salientou o autarca, deixando a garantia de que o OP estará de volta, para a 5ª edição, em Outubro.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub