Portimão acolhe exercício da Autoridade Marítima de combate à poluição

Este exercício terá por base a simulação de uma colisão entre dois navios mercantes

Portimão vai acolher mais uma edição do exercício de combate à poluição no meio marinho “ATLANTIC POLEX.PT 2024”, organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar da Autoridade Marítima Nacional (AMN), entre quarta e sexta-feira, de 17 a 19 de Abril. 

Este exercício terá por base a simulação de uma colisão entre dois navios mercantes, ao largo do porto de Portimão, originando um incêndio, um rombo no casco com derrame de fuelóleo e, ainda, um ferido a bordo e um náufrago.

«Da colisão resulta um derrame que se dispersa em duas grandes manchas de poluição que derivam para a entrada do porto, praias adjacentes e zonas essenciais à economia local, tais como pesqueiros e atividades turísticas diversas. Uma das manchas de poluição irá atingir o porto de Portimão, afetando a praia fluvial, a marina e a fauna e flora do rio Arade«, explica a AMN.

Além do treino de vários procedimentos, o exercício tem como objetivo «consolidar a integração dos meios de combate à poluição da Autoridade Marítima Nacional com a Marinha Portuguesa, a Força Aérea Portuguesa e outros meios nacionais, assim como internacionais, com os meios da European Maritime Safety Agency (EMSA) e dos parceiros do Acordo de Lisboa (França, Espanha e Marrocos)».

No dia 18 de Abril irá realizar-se a primeira fase do exercício, com um seminário subordinado ao tema “Preservação do meio marinho”, que abordará assuntos relacionados com a poluição do meio marinho e onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar.

O seminário é aberto ao público e realiza-se às 14h30, no Museu de Portimão (INSCRIÇÕES AQUI). Poderá também ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.

No segundo dia do exercício, 19 de Abril, realizar-se-ão diversas ações de combate à poluição do mar em Portimão, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.

Em nota, a Autoridade Marítima salienta que o “ATLANTIC POLEX.PT” «é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia».

 



Comentários

pub