Festival Sunplugged celebra luz solar em Faro e em cidades da Suécia e de Itália

Tó Quintas é o artista algarvio convidado a inspirar-se no sol e a criar peças de arte

A luz solar vai inspirar «artistas e cidadãos a pensar o futuro» em Faro, Bari (Itália) e Ystad (Suécia) no primeiro festival transnacional Sunplugged, uma iniciativa coorganizada pela Associação ArQuente, que terá abertura oficial na capital algarvia no dia 21 de Junho.

Sunplugged «é um festival transnacional de arte dedicada à luz solar», que «convida artistas e cidadãos a reinterpretar as relações antigas e contemporâneas entre as pessoas e o sol e dá corpo a novos rituais solares sustentáveis. A ideia é que através da arte se pensem novas formas de impulsionar estilos de vida mais ecológicos, que contribuam para a transição energética da Europa».

Além da ArQuente, sediada em Faro, o evento é coorganizado pela Transversal Project, da Suécia, e pela Basso Profilo, em Itália.

As três entidades culturais juntaram-se «para pensar e dar vida ao projeto» e um dos primeiros passos que deram foi escolher os «artistas locais para criarem as obras de arte que integrarão o festival», segundo a ArQuente.

Em Faro, o desafio foi lançado «ao multifacetado Tó Quintas, conhecido, sobretudo, pelas suas esculturas em ferro, mas também pelo seu trabalho como cenógrafo».

A ele, juntam-se a artista visual Kah Bee Chow, que divide a sua vida entre a Malásia e a Suécia, e a companhia teatral italiana TeatrIngestAzione, cujo método de criação passa por envolver as comunidades dos locais por onde passa.

«Para criar as suas obras, os artistas terão de conhecer o património solar imaterial e tangível de cada uma das cidades que lhes servirá de inspiração. O projeto inclui, por isso, Semanas de Mapeamento em Faro, Ystad e Bari», segundo a ArQuente.

Na capital algarvia, a Semana de Mapeamento decorre entre os dias 13 e 19 de Abril  e inclui «uma visita guiada a algumas das mais icónicas açoteias do centro da cidade, uma visita de barco até à Ilha da Culatra, através da qual os artistas irão conhecer a riqueza da Ria Formosa, e várias conversas com especialistas e a comunidade local».

Por sua vez, cada artista irá promover um workshop, aberto à comunidade, para dar a conhecer o seu trabalho.

Em Faro, o Festival Sunplugged terá abertura oficial a 21 de Junho, integrada nas Comemorações do Solstício de Verão, iniciativa organizada pelo Município de Faro, que juntamente com a União Europeia é cofinanciador do projeto.

Nesse dia, «para além do público poder apreciar as obras de arte concebidas, pode ainda participar numa conversa intitulada “Sunplugged – Art&Science”, «que irá juntar os artistas envolvidos no projeto e especialistas de várias áreas. O tema central será a sustentabilidade, tendo, claro, como ponto de partida o Sol. O evento, de entrada livre, decorre na Fábrica da Cerveja, no centro histórico de Faro».

Em Ystad o Festival está agendado para o início de Julho e em Bari para o final de Setembro.

O projeto inclui ainda concursos de design em todas as cidades envolvidas e uma conferência transnacional, que decorre em Faro, no início de 2025.

Cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Europa Criativa, e pelo Município de Faro, o Sunplugged conta ainda com a parceria da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve e do Museu Municipal de Faro. Já como parceiros de comunicação tem o Sul Informação e a RUA FM.

A organização realça ainda o apoio do JAT- Janela Aberta Teatro, do Clube Farense e da Amarelarte, entidades culturais que colaboram com a ArQuente na realização dos workshops integrados no projeto.

 

Workshops abertos à comunidade:

“Constrói a tua Lanterna” – direção Tó Quintas
Domingo, 14 de Abril, às 17h00, na Galeria Arco
(destinado a famílias – lotado)

“Rebelião Brilhante” – direção TeatrIngestAzione
Terça-feira, 16 de Abril, às 18h00, no Clube Farense
(ainda tem vagas)

“A Magia da Impressão Solar/Cianótipo!” – direção Kah Bee Chow
Quinta-feira, 18 de Abril, às 11h30, na sala 40 da ESEC, Campus da Penha
(ainda tem vagas)

 

 



Comentários

pub