Algarvio André Boto é o Fotógrafo Europeu do Ano pela terceira vez

Algarvio tornou-se no único fotógrafo a ganhar o prémio três vezes

André Boto, natural de Silves, recebeu este fim de semana a distinção de Fotógrafo Europeu do Ano 2024, prémio atribuído pela FEP – Federation of European Professional Photographers. 

O algarvio, que no ano passado se ter tornou no único fotógrafo a conquistar o principal troféu da competição duas vezes (2010 e 2023), consegue-o agora pela terceira vez – e no ano em que o recorde de participações foi batido, com mais de 3300 imagens submetidas.

André Boto foi o vencedor da “Câmara de Ouro” na categoria “Comercial e Publicidade”.  Ao algarvio, juntaram-se mais portugueses galardoados: Luís Godinho conquistou também a “Câmara de Ouro”, em reportagem, Paulo Pinto obteve a “Câmara de Prata”, em Casamento, Franklin Neto conseguiu a “Câmara de Bronze”, também em “Comercial e Publicidade”, e houve ainda um 9º lugar, em Paisagem, e um 6º lugar, para Valter Antunes, em Casamento.

Após a vitória, o André Boto disse sentir-se «feliz» por a ter conquistado na categoria “Commercial” e com imagens de alimentos, «uma área à qual me dedico cada vez mais, pela minha envolvência com a fotografia para hotéis e restaurantes».

«Este é um concurso especial para mim, já que foi o primeiro grande concurso que consegui vencer, em 2010, numa fase em que me estava a iniciar na fotografia. Agora, é motivo de orgulho por saber que, passados 14 anos, consigo manter-me atual/atualizado e a criar imagens com impacto suficiente para chamar a atenção dos juízes, ganhando novamente, com um estilo bastante diferente», revelou o artista nas suas redes socias.

Johan Brouwers, presidente da competição, destacou que «este ano marca a primeira vez que é implementada uma verificação profunda de todas as imagens e respectivos ficheiros originais dos finalistas».

«O objetivo é defender os princípios mais básicos da fotografia, com o mínimo uso em absoluto de Inteligência artificial e imagens de banco de imagens nas poucas categorias que permitem isso. Ao priorizar a autenticidade e a integridade, garantimos que cada imagem vencedora seja um verdadeiro reflexo da habilidade e visão do fotógrafo», disse ainda.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub