Albufeira celebra 25 de Abril com escultura e concerto de Teresa Salgueiro

Concerto será na noite do dia 24

Uma escultura chamada “Sopro de Liberdade”, um concerto de Teresa Salgueiro e um espetáculo de videomapping são pontos altos das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, em Albufeira.

O dia vai começar às 9h00 com a cerimónia oficial do hastear da bandeira ao som do Hino Nacional, pela Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, seguindo-se a inauguração da escultura “Sopro de Abril” de Santos Carvalho.

O artista, que desenvolve trabalhos individuais desde 1990, criou uma peça única para o Município de Albufeira, em mármore de Estremoz com 3.5 metros de altura, que vai ficar exposta na entrada da Câmara.

Às 15h00, o Salão Nobre acolhe a Sessão Solene dedicada ao Poder Local, com intervenções de todos os líderes de bancada. Depois será feito o lançamento do livro “Um Sopro de Liberdade. – Albufeira 1974-2024 – 50 anos de Abril”. Esta edição reúne diversos factos históricos, com incidência nos presos políticos de Albufeira durante o Estado Novo, assim como os testemunhos daqueles que vivenciaram a transição de regime no país.

Na noite anterior, Teresa Salgueiro, dos Madredeus, atuará nos Paços do Concelho, às 21h30, num concerto comemorativo dos 50 anos de Abril. O espetáculo vai ser acompanhado de videomapping e encerra com fogo-de-artifício em homenagem à Liberdade.

O meio século da Revolução dos Cravos é, de resto, largamente comemorado em todos os espaços públicos do Município.

Nas Galerias Municipais estão patentes as exposições “E Depois do Adeus – Fotografias com História” (Galeria de Arte Pintor Samora Barros), até 29 de Abril, de Marques Valentim; “Sopro de Liberdade” (Galeria Municipal João Bailote), até 4 de Maio, da autoria do Município de Albufeira, “Humberto Delgado – General da Liberdade e Escritor” (Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira), até 30 de Maio, mediante marcação prévia e ainda “Desenhos da Prisão” (Museu Municipal de Arqueologia), de Álvaro Cunhal, até 4 de Agosto.

A 20 de Abril, a Orquestra de Jazz do Algarve sobe ao palco, às 19h00, para o concerto “Liberdades”.

No Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, a 23 de Abril, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge acontece o recital de poesia “Palavras de Abril: palavras interditas e palavras à solta”, às 21h00. Nesta viagem intimista pela literatura portuguesa censurada durante o Estado Novo pretende-se explorar as diferenças na Liberdade de Expressão volvidos 50 anos de Revolução.

O desporto integra, igualmente, a programação das comemorações do 25 de Abril. No dia 24, a Associação Caminhadas ao Luar organiza a “Caminhada 25 de Abril”, às 20h00, com partida dos Paços do Concelho.

No dia seguinte, a 25 de Abril, às 9h30, na Praia do Inatel realiza-se o X Triatlo de Albufeira do FC Ferreiras e às 15h00, os “mini” craques do futebol disputam a 3ª jornada do Campeonato Golfinhos, no Estádio Municipal de Albufeira. Na semana seguinte, a 4 de Maio, regressa a 2ª Taça de Portugal Feminina de Ciclismo de Estrada – Carlos Silva e Sousa.

Comentários

pub