Triatlo: 700 atletas vão disputar mais uma Taça da Europa em Quarteira

O programa do Triatlo de Quarteira ficará fechado ao início da tarde com mais de 450 atletas a competirem na Taça de Portugal

Foto de arquivo

As provas da Taça da Europa (elites e juniores) e da Taça de Portugal de Triatlo arrancam este sábado, 23 de Março, em Quarteira, com um total de 700 atletas. 

«Temos todas as condições para termos em Quarteira uma das provas mais espetaculares dos últimos anos, com a presença de vários nomes de relevo do triatlo mundial, incluindo um bicampeão do mundo e vários atletas olímpicos que estarão em Paris 2024. Tenho a certeza de que será mais uma grande festa da modalidade numa local com condições de excelência para o triatlo», destacou Sérgio Dias, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

Pelo concelho de Loulé passarão nomes como o do francês Vicent Luis, bicampeão do mundo em 2019 e 2020, e o da sua compatriota Cassandre Beuagrand, atual número dois do ranking mundial.

Para o vereador do desporto da Câmara Municipal de Loulé Carlos Carmo, «não há dúvidas de que Quarteira será a capital europeia do triatlo durante o fim-de-semana, com a restauração e a hotelaria a registarem uma ocupação acima da média».

A Taça da Europa de Elites disputa-se dia 23 de Março, sábado, e contará com seis representantes nacionais no sector masculino e mais uma na prova feminina.

Nos homens, Portugal contará com Hugo Figueiredo, João Mansos, João Nuno Batista, João Pereira, Miguel Tiago Silva e Pedro Gaspar. Entre as mulheres, junta-se Madalena Almeida. No total, mais de 300 atletas de 30 países vão encher as ruas da cidade do município de Loulé.

O olímpico João Pereira, medalha de bronze em 2023, espera «uma prova bastante disputada dada a presença de uma promissora nova geração de atletas», mas assume que quer «andar na frente numa tarde onde tudo pode acontecer graças ao grande apoio do público de Quarteira».

Já Madalena Almeida, a única representante portuguesa na prova de elites femininas, também faz questão de destacar o apoio das gentes do Algarve «que até faz esquecer a dureza da prova». A competição de elites disputa-se na distância olímpica (1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida).

Para a Taça da Europa Júnior, a disputar-se dia 24 de manhã, domingo, Portugal apresentará uma seleção com 16 elementos, oito mulheres e outros tantos homens, na distância sprint (750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida).

O programa do Triatlo de Quarteira ficará fechado ao início da tarde com mais de 450 atletas a competirem na Taça de Portugal.

 

 



Comentários

pub