Seca diminui no Algarve e Alentejo após Fevereiro «extremamente quente e chuvoso»

Segundo o Boletim Climatológico Mensal do IPMA

O mês de Fevereiro foi o mais quente desde 1931, em Portugal Continental, mas foi igualmente um mês chuvoso, que permitiu atenuar a situação de seca, principalmente no Sotavento Algarvio, que em Janeiro tinha um índice de Seca Moderada, segundo o mais recente Boletim Climatológico Mensal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), divulgado hoje.

Segundo este documento, a situação de Seca Moderada é agora residual, tendo diminuído de 2% para 0,2% do território, mais precisamente uma pequena zona do concelho de Vila Real de Santo António, junto ao Guadiana.

Ainda assim, toda a região algarvia e a quase totalidade do concelho de Beja – 14% do território Continental -, continuam em situação de Seca Fraca.

 

 

A nível nacional, «o mês de fevereiro de 2024 foi extremamente quente em relação à temperatura do ar e chuvoso em relação à precipitação. Foi o fevereiro mais quente desde 1931 [também foi o Fevereiro «mais quente já registado a nível Global»]. O valor médio da temperatura média do ar, 12.47 graus centígrados (°C), foi 2.55 °C superior ao valor normal 1981-2010«.

«O valor médio da temperatura máxima do ar, 17.14 °C, com uma anomalia de +2.61 °C, foi o 3º mais alto desde 1931 (mais alto em 2020). O valor médio da temperatura mínima do ar, 7.79 °C, foi 2.48 °C superior à normal, sendo o 5º mais alto desde 1931 (mais alto em 1985)».

«Durante o mês destacam-se os valores de temperatura do ar quase sempre superiores ao valor médio mensal, destacando-se o período consecutivo de 12 a 22 na temperatura máxima e de 5 a 26 na temperatura mínima; foram ultrapassados ou igualados os maiores valores de temperatura mínima do ar em cerca de 60 % das estações meteorológicas do continente», revela o IPMA.

Em relação à precipitação, «registou-se um total de 103.9 milímetros (mm )que corresponde a 132% do valor médio 1981-2010. Durante o mês registou-se precipitação nos períodos de 7 a 15 e 22 a 26 de Fevereiro, destacando-se os dias 8 e 9 com precipitação por vezes forte, em especial nas regiões do litoral Norte e Centro».

Ainda no que toca a pluviosidade, «em alguns locais do Algarve registaram-se valores de percentagem inferiores a 75 % em relação à média».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub