Sabe o que é um eclipse lunar penumbral? Haverá um em Março, mês da Primavera

Mudança para a hora de Verão dá-se no domingo de Páscoa

No segundo dia deste mês, véspera do quarto minguante, comemorou-se o vigésimo aniversário do lançamento da missão Rosetta (da Agência Espacial Europeia), a partir da base espacial de Kourou (na Guiana Francesa).

O objetivo da Rosetta era estudar o cometa Churyumov–Gerasimenko. Esta missão também ficou também conhecida pelo pouso da sonda Philae na superfície deste cometa a 12 de novembro de 2014.

Ao final da madrugada de dia 8 deste mês de Março, a Lua irá nascer junto ao planeta Marte. Um dia depois, a Lua situar-se-á entre Vénus (à sua direita) e Saturno, planetas que por estes dias iremos observar ao amanhecer com alguma dificuldade, por se encontrarem numa direção muito próxima da do Sol.

Ao invés de Saturno, o planeta Vénus irá aproximar-se cada vez mais da direção do Sol, de forma que os dois planetas irão cruzar-se no céu na noite de dia 21, altura em que Vénus passará a ser visto à esquerda de Saturno.

No dia 10, o nosso satélite natural estará na direção do Sol, dando lugar à Lua Nova.

Esta efeméride irá coincidir com a chegada da Lua ao seu perigeu: ponto da sua orbita mais próximo da Terra.

Na noite de dia 13, iremos assistir ao pôr da Lua junto a Júpiter, planeta que, nestes dias, se situa na constelação do Carneiro.

Por sua vez, o quarto crescente irá ocorrer no dia 17, coincidindo com a conjunção de Neptuno com o Sol, i.e., estando então estes dois astros na mesma direção.

À medida que o nosso planeta se vai movendo ao redor do Sol, este parece que se vai deslocando para leste ao longo de uma linha (a eclíptica) que corresponde à projeção do plano da órbita da Terra na esfera celeste.

Pelas 3h07 de dia 20, o Sol atravessará o equador celeste (a projeção do equador terrestre no céu), passando a iluminar mais o hemisfério norte terrestre, dando aí lugar à Primavera.

Dia 24, dar-se-á a maior elongação (afastamento relativamente à posição do Sol) para leste de Mercúrio. Desta forma, teremos um pouco mais de tempo para observar este astro ao anoitecer.

Na madrugada de dia 25, terá lugar a Lua Cheia junto à constelação da Virgem. Esta efeméride terá lugar tão perto do plano da órbita terrestre, que a Lua chegará a atravessar uma parte do espaço donde a Terra apenas consegue tapar parcialmente o Sol (a chamada zona de penumbra), dando assim origem a um eclipse lunar penumbral.

Em Lisboa, este evento deverá começar pelas 4h53 (hora local), estendendo-se até depois de a Lua estar abaixo do horizonte.

Entre as noites dos dias 19 e 30, veremos como a Lua se terá deslocado da vizinhança de Espiga (uma estrela binária, cujas componentes rodam entre si a cada quatro dias) pertencente à constelação da Virgem, até junto de Antares, uma estrela gigante vermelha situada no coração da constelação do Escorpião.

O último domingo do mês terá lugar no dia 31, altura em que no nosso país tem início a hora do Verão. Por este motivo, às zero horas (hora continental) deste dia devemos avançar os nossos relógios uma hora. De notar também que, como este domingo calha após a primeira Lua Cheia da Primavera, no mesmo dia iremos celebrar a Páscoa.

Boas observações!

 

Céu a leste pelas 9h00 da manhã de dia 20. Igualmente é visível a posição do Sol nas manhãs de dia 13 e 27 (imagem adaptada de Stellarium)

 

 

Autor: Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub