Proposta do PSD Loulé para a criação do Museu do Carnaval aprovada por unanimidade

O Museu deverá integrar exposições temporárias, coleções de trajes, adereços, fotografias, pinturas, entre outros

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

A proposta do PSD Loulé para a criação do Museu do Carnaval de Loulé foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara. 

A proposta, apresentada por João Paulo Sousa e Cláudio Lima, estipula a «criação de um espaço dedicado à história, à arte e à cultura do Carnaval, proporcionando uma experiência educativa para os residentes e visitantes do concelho», lê-se na nota.

João Paulo Sousa recorda que «o Carnaval de Loulé é uma tradição que remonta ao início do século XX (1906) e é uma das celebrações mais emblemáticas do concelho e da região do Algarve».

«Ao longo do tempo, o Carnaval de Loulé evoluiu para se tornar uma das maiores e mais animadas festas carnavalescas de Portugal. Com a introdução de carros alegóricos e grupos organizados de foliões trouxe uma nova dimensão ao evento, transformando-o numa verdadeira festa de rua. O Carnaval é uma celebração culturalmente relevante e de grande significado histórico e cultural para o concelho de Loulé, com uma longa tradição e importância para a comunidade local», frisa ainda o vereador de Loulé.

Com a implementação deste projeto pretende-se «estruturar e conservar o rico património e espólio existente e através da sua conservação promover uma exposição permanente que explore a história do Carnaval no Concelho, destacando os principais eventos, personagens e tradições ao longo dos anos».

O Museu deverá integrar exposições temporárias, coleções de trajes, adereços, fotografias, pinturas e uma programação cultural contínua alusiva ao tema.

Na opinião dos vereadores do PSD, este espaço poderá vir a ser «a alavanca para a criação de novas dinâmicas na comunidade, através do envolvimento de organizações locais, escolas, associações de artistas, entre outros, tornando se assim uma plataforma para o progresso sociocultural dos cidadãos do concelho de Loulé e seus visitantes».

 



Comentários

pub