MED volta a vencer prémio “Melhor Promoção Turística” de Portugal nos Iberian Festival Awards

Esta é a décima vez que o festival louletano é distinguido nestes prémios ibéricos

O Festival MED, de Loulé, foi distinguido com o prémio de “Melhor Promoção Turística” de Portugal, nos Iberian Festival Awards, que foram entregues na sexta-feira, dia 15 de Março, em Granada, em Espanha.

Esta é a décima vez que o festival louletano é distinguido nestes prémios ibéricos. Na promoção turística, uma categoria que, segundo a Câmara de Loulé, que promove o MED, «tem grande relevância para a economia da região em que se enquadra», o evento já foi distinguido por quatro vezes, três a nível nacional (2018, 2020 e 2024) e uma a nível ibérico (2023).

«Ao nível do impacto turístico, o MED tem-se posicionado ao longo dos anos como um evento de referência no Sul do país, que catapulta a economia algarvia. Mais de 40% dos seus visitantes são estrangeiros, com destaque para o público espanhol, inglês, holandês e francês. Para 39% desses visitantes, o MED constitui o principal motivo da sua passagem pelo Algarve no final do mês de Junho, um cenário que contribui para a notoriedade do festival e a consolidação da sua marca», descreve a autarquia.

Por outro lado, «o impacto na economia local é significativo, registando-se um aumento de 50% a 80% na taxa de ocupação da hotelaria ou um incremento na ordem dos 50% em termos das vendas da restauração».

A autarquia louletana salienta ainda que este evento «tem contribuído fortemente para atrair mais visitantes, dando a conhecer o seu palco natural, o casco histórico da cidade de Loulé onde se encontram ícones do património louletano como o Castelo de origem árabe ou os Banhos Islâmicos».

«Além da promoção da música e culturas do mundo, o Festival MED pretende também projetar o nosso território, o nosso património histórico, a nossa cultura, tradições artesanais, gastronomia mas sobretudo a hospitalidade da nossa comunidade. Constitui o reconhecimento do trabalho de todos os que participam na sua realização, tanto dos trabalhadores da Câmara Municipal de Loulé como dos parceiros externos, entre os quais as equipas de produção, os media partners ou entidades ligadas à logística. Deixamos aqui igualmente uma palavra de apreço à APORFEST, na pessoa do seu presidente, Ricardo Bramão, pelo papel na promoção destes galardões que contribuem para a coesão neste setor. É, pois, um orgulho para o Município estar entre os galardoados desta noite que foi também um momento de encontros e de networking entre os agentes da indústria dos festivais de música», considerou Carlos Carmo, diretor do Festival e vereador dos Eventos do Município de Loulé, que esteve em Granada para receber o prémio.

Além do Festival MED, eram finalistas na categoria de “Melhor Promoção Turística” os portugueses Azores Burning Summer e FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, e, de Espanha, o 17º Ribeira Sacra, Bilbao BBK Live, Icónica Sevilla Fest, Mallorca Live Festival, PortAmérica, SON Estrella Galicia Posidonia e SonRías Baixas. Este último foi o vencedor do lado de Espanha.

 

 

 



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