Loulé esteve na Finlândia para trabalhar estratégias de saúde na população sénior

3ª Core Meeting do projeto europeu “One Health 4 Cities” realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro

Uma comitiva da Câmara Municipal de Loulé esteve na Finlândia para participar na 3ª Core Meeting do projeto europeu “One Health 4 Cities”, que se realizou nos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro, e trabalhar estratégias de saúde na população sénior.

No encontro internacional, enquadrado no projeto URBACT IV One Health, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, uma comitiva da Câmara de Loulé reuniu com membros da Câmara de Lyon (França), da área metropolitana de Estrasburgo (França), da cidade de Munique (Alemanha), Elefsina (Grécia), Benissa (Espanha), Suceava (Roménia), Kuopio (Finlândia) e da própria cidade de Lahti (Finlândia).

Entre as diferentes atividades realizadas, os participantes nas reuniões tiveram oportunidade de analisar os planos estratégicos da cidade finlandesa que foi “Capital Verde da Europa” em 2021 e os seus projetos inovadores na área da educação ambiental, desporto na natureza e transição ecológica.

As cidades parceiras do projeto europeu “One Health 4 Cities” marcaram também presença na conferência internacional “People & Planet 2024”, organizada pela Universidade de Helsínquia (Finlândia).

De acordo com a autarquia louletana, este evento atraiu especialistas de toda a Europa e apresentou os mais recentes estudos científicos relacionados com a saúde, meio ambiente e atividade física informal.

«Para os participantes, o encontro foi enriquecedor. Apesar das diferenças evidentes existentes entre Loulé e Lahti, os desafios são muito semelhantes, sendo que diferem a forma e as estratégias que cada cidade utiliza para responder», lê-se em nota.

O objetivo de Loulé é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2015, promovendo a saúde da população, através da atividade física informal.

No entanto, neste caso, o foco vai estar nos seniores e no envelhecimento ativo: «uma área em que já existe bastante trabalho realizado, nomeadamente, através das intervenções levadas a cabo no espaço público, em Loulé e Quarteira, no contexto das “Vital Cities”, para o desporto informal e para a promoção da atividade física”».

Em relação às “Healthy Cities”, o envolvimento da autarquia de Loulé passou sobretudo pela questão da mobilidade suave, em particular junto das escolas do 1º Ciclo. Dando corpo ao projeto, o Município investiu no apetrechamento das escolas com bicicletas e também na promoção do primeiro contacto das crianças com as bicicletas, através de aulas nos recintos escolares, «dado o elevado número de crianças que não sabia andar de bicicleta».

O envelhecimento ativo e saudável tem sido uma das matérias em que a Autarquia de Loulé se tem envolvido, sobretudo com o apoio a projetos como o Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo, localizado na cidade de Loulé.

 

 



Comentários

pub