Livro “A aventura do lince Leonardo” apresentado em Martim Longo

O livro resulta do projeto de educação ambiental sobre o lince-ibérico “Os Guardiões do Lince”

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Escola Básica Professor Joaquim Moreira, em Martim Longo, vão fazer o lançamento do livro “A aventura do lince Leonardo”, no próximo dia 18 de Março, às 14h30, nesta escola.

O livro resulta de um projeto de educação ambiental sobre o lince-ibérico, “Os Guardiões do Lince”, realizado na Escola Básica Integrada de Martim Longo, graças à adesão das professoras Patrícia Correia e Cecília Vargas, e que envolveu três turmas do 5º e 6º ano.

De acordo com a direção regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, durante o ano letivo 2022/2023, os alunos conheceram o lince-ibérico em sala de aula e em saídas de campo, onde exploraram o seu habitat, identificaram os sinais da sua presença e ficaram a conhecer a monitorização que o ICNF faz da população de linces.

Nas aulas de Educação Visual, os alunos tiveram a oportunidade de desenhar as cenas de “A aventura do lince Leonardo”, tornando-se nos ilustradores deste conto, que foi escrito por Ana Xavier, técnica do ICNF.

Além do conto, o livro relata a experiência dos Guardiões do Lince e as frases que os pequenos ilustradores dedicaram ao lince-ibérico.

O projeto de educação ambiental “Os Guardiões do Lince” insere-se num projeto mais vasto, o projeto LIFE Lynxconnect (2020-2025), que conta com vários parceiros portugueses e espanhóis e que tem como objetivo principal continuar o processo de recuperação do lince-ibérico, que já esteve extinto em Portugal e muito ameaçado em Espanha.

O livro está disponível aqui.

 



Comentários

pub