Câmara de Faro relembra Nuno Júdice como «filho do Algarve»

Nuno Júdice morreu ontem aos 74 anos

A Câmara de Faro aprovou esta segunda-feira, 18 de Março, um voto de pesar pela morte de Nuno Júdice, relembrando o poeta como «filho do Algarve» e como alguém que soube «retratar a essência e a alma desta região». 

A autarquia diz que o falecimento do poeta, ocorrido este domingo, dia 17, «deixa uma lacuna irremediável não apenas na literatura nacional, mas também no coração de todos aqueles que reconhecem e apreciam a grandiosidade da sua obra».

«Nuno Júdice, filho do Algarve, soube como poucos retratar a essência e a alma desta região que o viu nascer. O seu legado poético é um testemunho imortal das paisagens e das histórias entrelaçadas nas vielas algarvias. Com versos que ecoam, Júdice elevou a beleza e a singularidade desta região que tão profundamente o inspirou», acrescenta.

«Ao longo da sua vida, Nuno Júdice não apenas honrou as suas raízes algarvias nas páginas dos seus livros, mas também contribuiu de forma incansável para projetos culturais que enriqueceram a vida de Faro. Com um espírito generoso, dedicou-se a iniciativas que promoveram a literatura, a arte e a cultura, deixando um legado que perdurará por gerações», lê-se ainda.

 



Comentários

pub