Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

A peça de teatro “Memórias de uma Falsificadora”, que recorda a vida de Margarida Tengarrinha (1928-2023), vai ser exibida no Auditório do Museu de Portimão, no dia 25 de Fevereiro, às 17h00, com entrada gratuita. 

A peça, promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão (GAMP), está integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A adaptação teatral, encenada por Joaquim Horta, a partir do livro homónimo de Margarida Tengarrinha “Memórias de uma Falsificadora”, é interpretada pela atriz Catarina Requeijo, e evoca a vida da resistente anti-fascista,  sobretudo o longo período em que viveu na clandestinidade (1954-1974).

recrutamento zoomarine 2025

«Numa relação de grande proximidade com o público recorrendo a artefactos muito simples, Catarina Requeijo uma atriz habituada a fazer-se passar por outras pessoas, recria os passos mais importantes do percurso de Margarida Tengarrinha e dá voz à perspectiva das mulheres sobre a vida na clandestinidade», explica o GAMP.

O seu trabalho como falsificadora, a mudança constante de casa e de identidade, a morte do companheiro – José Dias Coelho – assassinado pela PIDE, a separação das filhas, o isolamento da família e dos amigos serão aqui retratados.

«Com ele, trocou uma vida confortável pela difícil fase da clandestinidade e ambos usaram a sua habilidade artística, como estudantes de Belas Artes, ao serviço da falsificação de documentos, garantindo o trabalho dos resistentes à ditadura».

De acordo com o GAMP, este espetáculo recordará ainda que nem sempre vivemos em democracia e um alerta para que esses tempos não se repitam.

Os sócios do Grupo de Amigos do Museu de Portimão podem levantar preferencialmente os seus bilhetes entre os dias 20 e 23 de Fevereiro, na receção do Museu de Portimão das 10h00 às 17h00.

A partir do dia 24 e até às 15h00 do dia 25, os bilhetes poderão ser igualmente levantados gratuitamente pelo público em geral.

O espetáculo terá a duração aproximada de 60 minutos, sem intervalo, sendo obrigatório o levantamento antecipado dos bilhetes, sujeito à lotação da sala.

Esta iniciativa do Grupo de Amigos do Museu de Portimão conta com o apoio do Museu de Portimão, da Junta de Freguesia e do Município de Portimão.

 

 



recrutamento zoomarine 2025

Também poderá gostar

Diamantes na Pintura Nelson Santos EMARP (4)

EMARP expõe “Diamantes na Pintura” de Nelson Santos

Manuel Teixeira Gomes

Conferência assinala 165º aniversário de nascimento de Teixeira Gomes

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos