“Palco Rua – Música JA” volta para «concretizar sonhos» dos jovens artistas algarvios

As candidaturas abrem hoje e decorrem até 25 de Março

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

O concurso “Palco Rua – Música JA” está de volta para divulgar e promover projetos musicais e originais de jovens artistas algarvios, dando-lhes assim o palco que muitas vezes não têm.

Nas palavras de Custódio Moreno, diretor regional do Algarve do IPDJ, este concurso espelha o espírito do instituto. «Nós estamos aqui com uma missão, que é ajudar os jovens, não a sonhar, porque eles já sonham muito, mas a concretizar os sonhos – e o “Palco Rua – Música JA” é um bom exemplo de como os jovens podem concretizar os seus sonhos», disse esta sexta-feira, 16 de Fevereiro, na apresentação da 5ª edição do Concurso.

A partir de hoje, 19 de Fevereiro, e até ao dia 25 de Março, os jovens algarvios, com idades entre os 14 e os 35 anos, sem contratos discográficos, que queiram dar a conhecer a sua música, podem inscrever-se neste concurso com dois temas da sua autoria (música e letra).

Os projetos serão depois avaliados por elementos da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), da RUA FM e do IPDJ, que irão selecionar oito para duas atuações.

Os escolhidos terão assim a oportunidade de atuar na Mostra do “Palco Rua – Música JA” e na Semana Académica do Algarve, que decorre de 25 de Abril a 4 de Maio.

«Hoje, cada vez mais, os jovens precisam de palco. Estar só no estúdio, a gravar e misturar no computador, a tocar na garagem… tudo isso é importante, mas a magia está no palco e isso também é importante», frisou Custódio Moreno.

 

Foto: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

Mas o concurso apenas começa com estas duas atuações. Dos oito participantes, haverá três que terão também a oportunidade de tocar noutros palcos.

O projeto vencedor receberá uma atuação no Festival F, em Faro, no valor de 1500 euros (oferta da Câmara de Faro); o segundo vencedor atuará na Fatacil, em Lagoa, por 1000 euros (oferta da Câmara de Lagoa); e o terceiro vencedor receberá uma atuação na Feira da Serra, em São Brás de Alportel, pelo valor de 500 euros (oferta da Câmara de São Brás de Alportel).

A sessão de apresentação contou ainda com a presença de Rita Tavares, presidente da AAUAlg, que salientou a importância destas iniciativas.

«A Associação Académica acaba por ser, essencialmente, feita de pessoas, e feita de muitos talentos. Acho que é muito importante termos este concurso e estas parcerias que nos permitem dar palco aos jovens que querem mostrar aquilo que têm, que querem mostrar os seus talentos, e, às vezes, não têm espaço para o fazer. É um orgulho da nossa parte conseguir fazê-lo em conjunto com todos os outros parceiros», realçou Rita Tavares.

Tiago Griff, diretor de informação e conteúdos da Rádio Universitária do Algarve (RUA), aproveitou ainda para salientar que a qualidade do concurso tem aumentado de ano para ano.

«Isto, de bandas amadoras, tem pouco, dada a qualidade», rematou

O concurso “Palco Rua – Música JA” é organizado pela Associação Académica da Universidade do Algarve e pela Rádio Universitária, em parceria com o IPDJ e conta com o apoio dos Municípios de Faro, Lagoa e São Brás de Alportel.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub