Loulé planta 197 árvores para evitar «ilha de calor urbano» à volta do Estádio Municipal

Árvores e a vegetação plantadas vão «fornecer sombra», «criar humidade atmosférica», funcionando ainda como «sumidouros de CO2»

197 árvores e arbustos foram plantadas à volta do Estádio Municipal de Loulé, para «aumentar o conforto microclimático, visual e acústico de todo o espaço».

Esta plantação, que privilegiou «espécies autóctones e/ou adaptadas às condições edafoclimáticas locais, nomeadamente alfarrobeiras, oliveiras e amendoeiras, entre outras», é a concretização do projeto de adaptação deste espaço aos «efeitos de ilha de calor urbano», no âmbito da candidatura ao REACT-EU/2021 do Programa Compete 2020.

Para acabar com uma «ilha de calor urbano», as árvores e a vegetação plantadas vão «fornecer sombra», «criar humidade atmosférica», funcionando ainda como «sumidouros de CO2». Tudo isso, salienta a Câmara de Loulé, responsável pelo projeto, irá tornar «o espaço mais agradável do ponto de vista visual e de usufruto pela cor e estabilidade ao nível do conforto térmico», sendo «também valorizada a biodiversidade».

A intervenção, realizada numa área de perto de 3500 metros quadrados, incluiu ainda a beneficiação e instalação de sistemas automáticos de rega, limitados à área mínima indispensável, bem como «a implementação de soluções de aproveitamento de águas pluviais e recurso a outras origens de água que não a rede pública de abastecimento, promovendo uma gestão hídrica mais eficiente e sustentável».

Quando as árvores crescerem, sublinha a Câmara de Loulé, a população passará a poder «desfrutar de um espaço mais aprazível em pleno centro urbano, já que a falta de sombreamento e de área verde em torno do Estádio Municipal de Loulé não oferecia condições para que os habitantes da cidade (nomeadamente das freguesias de S. Clemente e S. Sebastião), mas também visitantes e atletas, pudessem fruir do espaço, sobretudo em horários de elevadas temperaturas».

Este projeto foi financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia da COVID-19, no âmbito do Programa COMPETE 2020- REACT-EU.

 



Comentários

pub