Lagos atribui quase meio milhão de euros em bolsas de estudo a 151 alunos

Para a autarquia, este é um investimento «na capacitação das gerações mais jovens de lacobrigenses»

A Câmara de Lagos aprovou a atribuição da bolsa de estudo municipal a 151 alunos, o que significa um encargo de 432 mil euros.

Ao concurso apresentaram-se 161 candidatos, sendo que a maioria preencheu os requisitos para beneficiar desta ajuda financeira.

Para a autarquia, este é um investimento «na capacitação das gerações mais jovens de lacobrigenses, uma vez que a formação cont

Além disso, a Câmara de Lagos pretende com esta medida «garantir a igualdade de oportunidades para os jovens que pretendem investir na sua formação académica, mas, em virtude de estarem deslocados e da situação económica dos seus agregados familiares, enfrentam maiores dificuldades em fazer face às despesas inerentes».

A atribuição de bolsas de estudo municipais é ainda vista como uma forma de estimular a frequência de cursos superiores e profissionais, melhorando o tecido económico do concelho e dotando-o de quadros técnicos habilitados.

De acordo com o regulamento, as bolsas de estudo municipais são atribuídas a todos os estudantes que estejam inseridos num agregado familiar com rendimentos anuais de referência posicionados entre o 1º e o 4º escalão do abono de família.

O valor da bolsa corresponde a 60% do valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) 1 , para os estudantes do 1º ao
3º escalão do abono de família, e de 30% do valor do IAS, para os estudantes do 4º escalão do abono de família.

No caso dos estudantes deslocados (que frequentem estabelecimentos de ensino localizados a mais de 50 quilómetros) é adicionada uma majoração de 25 euros.

A concessão da bolsa tem a duração máxima de 10 meses.

 



Comentários

pub