Formandos da ETIC_Algarve vencem Prémio Europeu “CEDEFOP Video Award”

Beatriz Silvestre, Jordana Gasparinho, Margarida Cintra e Tiago Brito realizaram o filme “The Power of Storytelling”

Um filme realizado por quatro formandos do curso de Realização, Cinema e TV da ETIC_Algarve foi o vencedor do Prémio Europeu “CEDEFOP Video Award”, cujos vencedores foram anunicados no dia 24 de Janeiro pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional.

Beatriz Silvestre, Jordana Gasparinho, Margarida Cintra e Tiago Brito, orientados pelo formador e tutor da área de Vídeo, José Jesus, realizaram o filme “The Power of Storytelling”.

O filme vencedor foi selecionado de entre 30 filmes candidatos, que reuniram 117 alunos e professores de 18 escolas europeias.

Com este concurso, o CEDEFOP, pretende «celebrar a importância da Educação e da Formação Profissional na Europa, no ano em que se assinala o Ano Europeu das Competências».

A entidade que atribuiu o prémio destacou a mensagem que o filme “The Power of Storytelling” transmite: «nunca é tarde para abraçar os sonhos e a formação e educação são fundamentais para a sua concretização».

 

 

De acordo com grupo de formandos da ETIC_Algarve, «storytelling cria uma forma de mostrar diferentes experiências e conectar audiências diversas em todo o mundo».

«Transcende a mera diversão, capturando emoções e complexidades, moldando perspetivas. Escolhemos mostrar a história de uma estudante real (Jordana Gasparinho) que terminou o ensino secundário há muito tempo. Após seis anos, ela decidiu finalmente seguir a sua carreira de sonho, seguindo a sua paixão pelo Cinema ao ingressar numa escola profissional, onde adquiriu competências em: contar histórias, edição, produção, continuidade, design de som, operação de câmeras e luzes. O Cinema é uma arte atemporal, combinando todas as ambições numa só: a magia do cinema», descrevem Beatriz Silvestre, Jordana Gasparinho, Margarida Cintra e Tiago Brito.

«Este é um prémio que valida a capacidade criativa dos nossos formandos e, nunca é demais, lembrar que ainda só estão no 1º ano do curso. A escola lançou o desafio para a participação neste concurso numa altura em que estavam apenas com 3 meses de aulas e, este grupo, juntamente com outros 2, agarraram este projeto com entusiasmo e dedicação», considera a ETIC_Algarve.

«Em tempo recorde conseguiram realizar as suas curtas, com o devido mérito reconhecido. Desde o início da sua formação que o nosso papel é incentivar os formandos para estes desafios, que não consideramos como extra formação pela forma como este tipo de projetos contribui, com ou sem prémios, para a formação e integração profissional dos nossos formandos», acrescenta.

A equipa vencedora vai receber o Prémio durante um evento específico no 26º Festival Internacional de Documentários de Tessalónica, que decorrerá entre 7 e 17 de Março.

Neste evento, os vencedores também irão participar numa discussão, em painel, com especialistas da Cedefop, representantes do festival e professores de EFP, sobre as perspetivas de formação dos jovens num ambiente educativo e de mercado de trabalho em rápida evolução.

A curta “The Power of Storytelling” pode ser vista aqui.

 



Comentários

pub