Chef Margarida Vargues mostra como cozinhar «Um prato certo…com laranja» em Silves

Iniciativa com entrada livre integrada na Mostra Silves Capital da Laranja

A adesão à dieta mediterrânica, à alimentação sustentável e ao combate ao desperdício alimentar na região do Algarve estão na base do “Momento Mediterrânico: Um Prato Certo… com Laranja!” que será dinamizado no sábado, 17 de fevereiro, às 11h30, na 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja, pelas mãos da chef Margarida Vargues.

A chef irá confecionar uma sobremesa à base de produtos locais, como a amêndoa e a alfarroba, com destaque para a laranja de Silves.

A iniciativa integra o “Prato Certo”, projeto que inclui a dinamização de ações de Educação Alimentar, a criação de receitas inspiradas na sazonalidade e na produção local; a planificação de ementas semanais para poupar tempo e dinheiro, o estímulo à produção e ao consumo de proximidade, entre outras áreas.

Neste sentido, este projeto, promovido pela Associação In Loco, em parceria com o Município de Silves, pretende «sensibilizar toda a comunidade, ajudando a optar, de forma informada, por escolha alimentares, no seu dia-a-dia, que tenham subjacentes uma alimentação saborosa, saudável e económica, inspirada nos princípios da dieta mediterrânica (estilo de vida reconhecido pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade, e avaliado pela Organização Mundial de Saúde como um regime alimentar de excecional qualidade e capaz de minimizar os riscos de insegurança alimentar)», explica a autarquia.

O showcooking dedicado à laranja de Silves e aos produtos locais tem entrada livre e terá lugar na zona exterior-frente da FISSUL.

Além disso, todos são convidados da degustar «outros paladares cítricos» no 8.º Fim de Semana com Sabor a Laranja, que decorrerá de 16 a 18 de fevereiro, nos restaurantes aderentes de Silves.

O projeto “Prato Certo: Alimentação + Sustentável” tem como promotor a Associação In Loco – Desenvolvimento e Cidadania, sendo financiado pelo PDR2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

 



Comentários

pub