Albufeira foi palco de uma gala estrelada e de emoções

Algarve tem, atualmente, sete restaurantes estrelados, dois deles com duas estrelas

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Uma sala cheia e ansiosa para saber as novidades do Guia Michelin, que pela primeira vez teve uma gala exclusiva para Portugal: era assim que estava o auditório do Palácio de Congressos do Algarve, no Hotel Nau Salgados, em Albufeira, na noite desta terça-feira, 27 de Fevereiro.

As expectativas eram grandes. Muitos esperavam o primeiro três estrelas do país, outros que houvesse uma mulher a receber a distinção, já que, dos mais de 30 restaurantes estrelados em Portugal, todos são chefiados por homens. Nem uma, nem outra se concretizaram.

A noite não deixou, contudo, de ser de grande emoção para todos os que subiram ao palco e para os que souberam que as suas estrelas se mantinham.

No Algarve, a boa notícia é que há sete restaurantes que se mantiveram estrelados: Ocean (do chef Hans Neuner, no Vila Vita, em Alporchinhos, Lagoa) e Vila Joya (Dieter Koshina, Albufeira), ambos com duas estrelas, o A Ver Tavira (Luis Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Palmares, Lagos), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro, Lagoa), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil, Loulé) e ainda o Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão), todos com uma estrela.

Em relação ao ano passado, na lista já não consta o Vistas, em Vila Nova de Cacela, de onde o chef Rui Silvestre saiu em Dezembro.

Os restaurantes algarvios somam assim um total de nove estrelas.

João Oliveira, que foi um dos chefs coordenadores da gala, faz um balanço «muito positivo» da noite.

«Expectativas havia muitas, mas não se pode dizer que foram defraudadas, porque o Guia é completamente independente e imprevisível e, por isso, nem sempre acontece o que queremos. Mas correu tudo muito bem e foi um dia muito especial para a gastronomia portuguesa, que daqui a uns anos vai dar frutos incríveis», disse ao Sul Informação o chef do Vista, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha, Portimão, com 1 estrela Michelin.

Quanto ao Algarve, o chef frisa que a região «sempre esteve bem posicionada no Guia», apesar de, nos últimos anos, não terem surgido muitos projetos «com a devida qualidade que o Algarve deveria proporcionar, por questões de estratégia».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

João Oliveira considera, contudo, «que estamos a recuperar» e que «termos a primeira Gala no Algarve foi muito bom porque proporcionou também mais ligação entre os chefs que cá trabalham».

Ainda assim, frisa que não se pode dizer que os resultados tenham sido muito positivos para a região, já que não houve nenhuma nova estrela e se perdeu uma (do Vistas).

Para André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), estas distinções significam «um reconhecimento para a região muito importante, da nossa diversidade de oferta gastronómica e dos produtos endógenos com os quais estes chefs trabalham».

O responsável pelo turismo algarvio falava ao Sul Informação no final da gala, altura que aproveitou ainda para deixar umas palavras de elogio a todos os profissionais deste setor.

«O Algarve, e o país, continua a sentir muito a dificuldade de arranjar recursos humanos para a área da restauração, mas, de facto, iniciativas como esta creio que são um acrescento para todos aqueles que amam esta profissão e procuram novos desafios», disse, realçando o papel das Escolas de Hotelaria e Turismo, nomeadamente as algarvias, por onde alguns chefs galardoados até já passaram.

Nesta noite de terça-feira, quem também subiu ao palco a representar o Algarve foi o chef Nuno Martins, do Numa, em Portimão, e a chef Noélia Jerónimo, do Noélia, em Cabanas de Tavira, ambos para receber a distinção no âmbito dos novos restaurantes recomendados do Guia 2024.

No palco, houve lágrimas e até se disse um “tragam pão”, expressão utilizada tantas vezes por Noélia no programa de televisão “Master Chef Portugal”, no qual é jurada há duas edições consecutivas.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Mas as emoções não ficaram por aqui. O grande destaque da noite pode dizer-se que foi para Vitor Matos, do Antiqvvm, no Porto, que passou a ser o novo duas estrelas de Portugal. Este chef subiu ainda ao palco para, juntamente com Francisco Quintas, receber a primeira estrela do 2Monkeys, em Lisboa.

Nas Estrelas Verdes (compromisso especial com a gastronomia sustentável), foram galardoados o restaurante Malhadinha Nova, do chef João Sousa, em Albernoa (Alentejo), e Ó Balcão, do chef Rodrigo Castelo, em Santarém.

Este ano, foram também entregues pela primeira vez os prémios Sala (Pedro Marques, do Yetman, de Vila Nova de Gaia), Sommelier (Leonel Nunes, Il Gallo d’Oro, Funchal) e Jovem chef (Rita Magro, Blind, Porto).

Numa altura em que o Algarve se prepara para ser palco de um outro grande evento, o Moto GP, o presidente da RTA destaca que é «muito satisfatório» que a região tenha sido a escolhida para esta primeira Gala Michelin exclusivamente portuguesa.

«A partir do momento em que tivemos conhecimento desta possibilidade, abraçámos o projeto em conjunto com o Turismo de Portugal e colocámos todo o nosso empenho para termos aqui uma grande festa».

Objetivo cumprido, André Gomes espera que esta não seja a última vez que a região recebe o evento, mas frisa que «todo o país tem o seu mérito e merece também esta oportunidade», já que «a oferta gastronómica portuguesa é extremamente conhecida e de alta qualidade».

José Carlos Rolo, presidente do município anfitrião, disse ainda ao Sul Informação que a Gala poderá ter contribuído para os atuais indicadores de «boa ocupação hoteleira que se registam em Albufeira».

A seleção do Guia de 2024 inclui um total de 167 restaurantes, dos quais 39 são Estrelas Michelin (8 de duas estrelas e 31 de uma estrela), 32 são Bib Gourmand e 96 são Restaurantes Recomendados. Em Portugal, há também 5 que têm a distinção Estrela Verde.

Guia Michelin Portugal 2024

2 Estrelas 

Antiqvvm, Vitor Matos, Porto (NOVO)
Vila Joya, Dieter Koschina, Albufeira 
Ocean, Hans Neuner, Alporchinhos 
Alma, Henrique Sá Pessoa, Lisboa
Belcanto, José Avillez, Lisboa
Casa de Chá da Boa Nova, Rui Paula Cardoso, Leça da Palmeira
Il Gallo D’oro, Benoît Sinthon, Funchal
The Yeatman, Ricardo Costa, Vila Nova de Gaia

1 Estrela 

2Monkeys, Vitor Matos/ Francisco Quintas, Lisboa (NOVO)
Desarma, Octávio Freitas, Funchal (NOVO)
Ó Balcão, Rodrigo Castelo, Santarém (NOVO)
Sála de João Sá, João Pedro Sá, Lisboa (NOVO)
A Ver Tavira, Luís Brito, Tavira
Al Sud, Louis Anjosm Lagos
Bon Bon, José Lopes, Carvoeiro 
Gusto by Heinz Beck, Heinz Beck, Almancil
Vista, João Oliveira, Portimão 
100 Maneiras, Ljubomir Stanisic, Lisboa
Cura, Pedro Pena Bastos, Lisboa
A Cozinha, António Loureiro, Guimarães
Esporão, Carlos Teixeira, Reguengos de Monsaraz
Encanto, José Avillez, Lisboa
Euskalduna Studio, Vasco Coelho Santos, Porto
Epur, Vicent Farges, Lisboa
Eleven, Joachim Koerper, Lisboa
Fifty Seconds, Rui Silvestre, Lisboa
Feitoria, André Cruz, Lisboa
Fortaleza do Guincho, Gil Fernandes, Cascais
G Restaurante, Óscar Gonçalves, Bragança
Kanazawa, Paulo Morais, Lidboa
Kabuki, Sebastião Coutinho, Galeria Ritz
Loco, Alexandre Silva, Lisboa
LAB by Setgi Arola, Sergi Arola, Penha Longa, em Sintra
Le Monument, Julien Montbabut, Porto
Mesa de Lemos, Diogo Rocha, Viseu
Midori, Tiago Santos, Sintra
Pedro Lemos, Pedro Lemos, Porto
Villa Foz, Arnaldo Azevedo, Porto
William, Luís Pestana, Funchal

Perderam a Estrela

Vistas, de Rui Silvestre, em Vila Nova de Cacela 
Eneko Lisboa, Enejo Atxa, Lisboa
Largo do Paço, Tiago Bonito, Amarante

Estrela Verde Michelin (novos, de um total de 5) 

Malhadinha Nova, João Sousa, Albernoa
Ó Balcão, Rodrigo Castelo, Santarém

 

Restaurantes Recomendados (novos, de um total de 96)

Noélia, Noélia Jerónimo, Cabanas de Tavira
Numa, Nuno Martins, Portimão
Apego, Aurora Goy, Porto
Bahar, Nuno Dinis, Lisboa
Blind, Rita Magro, Porto
Bonfim 1896, with Pedro Lemos, Gonçalo Pinto, Pinhão
Casa do Gadanha, Ruben Trindade Santos, Estremoz
Cavalariça, Bruno Caseiro, Comporta
DownUnder by Justin Jennings, Justin Jennings, Lisboa
Fago, José Diogo Branco, Marvão
Fauno, Tiago Amorim, Porto
Gastro by Elemento, Ricardo Dias Ferreira, Porto
Horta, Santiago Agnolles, Funchal
Lamelas, Ana Moura, Porto Covo
Ma, Ricardo Casqueiro, Coimbra
O Palco, Marco Almeida, Coimbra
Quinta do Tedo – Família Geadas, Oscar Gomes, Folgosa
Seiva, David Jesus, Leça da Palmeira
Sem, Lara Prado / George McLeod, Lisboa
Sem Porta, Tiago Maia, Muda (Comporta)
Vinha, Henrique Sá Pessoa | Jonathan Seiller, VN Gaia

 

Bib Gourmand (novos, de um total de 32)

Flora, João Guedes Ferreira, Viseu
Inato Bistrô, Tiago Costa/Miguel Rodrigues, Gaia
Norma, Hugo Alves, Guimarães
O Pastus, Annakaren Fuentes, Paço de Arcos
Olaias, Mónica Gomes, Figueira da Foz
OMA, Luís Moreira, Baião
Patio 44, Simão Soares / Afonso Ramos, Porto
Poda, João Narigueta, Montemor-o-Novo

 

 

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub