UAlg acolhe congresso de início da internacionalização da Universidade Europeia dos Mares

A sessão de encerramento, marcada para as 18h30, será presidida por Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Um congresso internacional, que marcará o início da estratégia de internacionalização da Universidade Europeia dos Mares, realiza-se esta sexta-feira, 12 de Janeiro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg).

O objetivo é transformar este consórcio europeu – a Universidade Europeia dos Mares – «numa parceria global, salientando a sua a importância para o planeta e para um futuro mais sustentável», diz a UAlg.

Para alcançar este objetivo, será assinada uma Declaração Global (Global Gateway Declaration) pelos representantes das universidades da Aliança SEA-EU, bem como pelos seus parceiros estratégicos, académicos e não académicos.

Esta declaração traduz-se num compromisso conjunto para enfrentar os desafios globais que contribuam para a sustentabilidade, tais como a migração, o equilíbrio entre os géneros e a ciência aberta, centrando-se também na neutralidade climática, na transição para energias limpas, na indústria, agricultura e mobilidade sustentáveis.

Além disso, como resultado do Congresso SEA-UE, os parceiros externos ficarão melhor preparados para dar prioridade à proteção da biodiversidade, especialmente marinha, ao potencial da economia do mar para a produção sustentável de alimentos e ao bem-estar dos cidadãos nas zonas costeiras.

Neste evento serão apresentadas, em pormenor, as conclusões da SEA-EU 1.0 e serão revelados os planos para a SEA-EU-2.0. Serão também evidenciados os resultados do Fórum de Futuros Líderes, que decorreu em Nápoles, em Outubro de 2023, com especial incidência na perspetiva da Geração Z.

Esta iniciativa de impacto internacional reunirá na UAlg reitores, vice-reitores e os principais representantes das restantes universidades da Aliança e das suas universidades parceiras, bem como parceiros externos associados, provenientes da Europa e de várias partes do mundo.

A sessão de encerramento, marcada para as 18h30, será presidida por Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para celebrar a Universidade Europeia dos Mares, às 20h30, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, realiza-se o “Concerto Orquestral dos Mares” pela Orquestra do Algarve.

 



Comentários

pub