Novo livro de Luísa Schmidt apresentado em Loulé por Miguel Sousa Tavares

Luísa Schmidt é especialista nas questões do ambiente

O livro “50 Anos de Políticas Ambientais em Portugal. Da conferência de Estocolmo à atualidade”, da autoria de Luísa Schmidt, vai ser apresentado, por Miguel Sousa Tavares, no dia 16 de Janeiro, às 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé. 

Além de uma introdução que situa as raízes da problemática ambiental em Portugal, este livro abre com um conjunto de testemunhos de personalidades que, direta ou indiretamente, se destacaram nesse arranque pré-Abril de 1974 – uma fase de modernização do país e da sua questão ambiental e ecológica.

Um segundo conjunto de textos integra reflexões de protagonistas que assumiram funções importantes já em plena democracia e sobretudo pós-adesão à Comunidade Europeia na área do ambiente, fosse nos movimentos cívicos, na educação ambiental, na ciência, na cultura, no ordenamento do território ou na economia.

A terceira parte do livro dedica-se às principais dimensões que constituem hoje as políticas ambientais em Portugal – sua evolução, marcos fundamentais, estado atual e desafios futuros e inclui úteis cronogramas destacando os momentos-chave do lançamento e implementação destas políticas.

Luísa Schmidt, socióloga, é investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, coordenadora do Observa e membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

 



Comentários

pub