Já são conhecidos os chefs estrelados “algarvios” que vão cozinhar na Gala Michelin

Primeira “Gala Michelin Star Revelation – Portugal” realiza-se no dia 27 de Fevereiro, no NAU Salgados Palace, em Albufeira

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Dieter Koschina, João Oliveira, Hans Neuner, José Lopes, Liborio Buonocore, Louis Anjos e Luís Brito são os sete chefs estrelados “algarvios” encarregados de fazer o jantar da primeira “Gala Michelin Star Revelation – Portugal”, que se realiza no dia 27 de Fevereiro, no NAU Salgados Palace, em Albufeira. 

Os nomes foram avançados esta terça-feira, 16 de Janeiro, numa conferência realizada no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé.

«O jantar tem como objetivo destacar e apreciar a riqueza, qualidade e diversidade da gastronomia da região e o talento de quem o confeciona», frisou Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal.

Nesta conferência, o responsável esclareceu ainda que, devido à saída recente do chef Rui Silvestre do Restaurante Vistas, «deixando assim de representar um restaurante da região do Algarve», o chef Dieter Koschina continuará a ser o coordenador, mas agora acompanhado na tarefa pelo chef João Oliveira.

«Estes sete chefs, que somam um total de nove estrelas Michelin, são os que já estão a trabalhar e a planificar uma noite de nível gastronómico excelente, que promete ser inesquecível», continuou Nuno Ferreira.

Nas palavras de João Oliveira, que assumiu agora o cargo de chef coordenador desta gala, «é um orgulho finalmente trazermos a Michelin para Portugal».

Tanto João Oliveira, como Dieter Koschina, esperam e acreditam que o evento será um sucesso.

Além de anunciado o leque de chefs que será responsável pelo banquete da primeira gala exclusivamente portuguesa do Guia, foi referido que Catarina Furtado será a apresentadora da cerimónia, algo que já havia sido tornado público em Dezembro, e que Fernando Alvim é o escolhido para receber os convidados na passadeira vermelha.

 

Chef João Oliveira. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Outra novidade é que o Guia Michelin ativará, a partir desta semana, uma «importante campanha» denominada “Algarve, o sabor do Sul da Europa”, «com o objetivo de maximizar a visibilidade do Algarve e Portugal, focado em três elementos fundamentais nas influências da gastronomia na região: a Serra, o Mar e a Ria», frisou Nuno Ferreira.

Além disso, até ao dia 27 de Fevereiro, vão decorrer várias iniciativas no âmbito da Gala, tais como uma ação no Mercado de Loulé, um debate em Portimão e um concurso no qual o público em geral terá a oportunidade de participar e ganhar uma entrada dupla para viver, ao vivo, a noite da cerimónia e cinco experiências gastronómicas em restaurantes do Guia Michelin de Portugal 2024.

A ação no Mercado de Loulé decorre no dia 27 de Janeiro e junta um chef da região do Guia Michelin, Luís Brito, e um influencer para criar um prato com produtos locais do mercado.

O primeiro debate da gala, “O Valor da Gastronomia na Experiência Turística”, realiza-se no dia 6 de Fevereiro, no Museu de Portimão, será moderado pelo jornalista da TVI Paulo Salvador, e terá como protagonistas José Avillez, chef dos restaurantes Belcanto (duas Estrelas MICHELIN), Encanto (uma Estrela MICHELIN) e Tasca by José Avillez (uma Estrela MICHELIN); Marlene Vieira, chef no Zunzum Gastrobar (Bib Gourmand) e no Restaurante Marlene (Recomendado); Lídia Monteiro, Vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal; Rafel Tonon, jornalista especializado em gastronomia, coordenador do Mestrado em Jornalismo e Comunicação Gastronómica do Basque Culinary Center, no País Basco (Espanha); João Wengorowius, apaixonado pela gastronomia, fundador e CEO da WB/Brand Strategy Advisory, e autor do livro “We Chefs”; e Nuno Nobre, consultor em cultura alimentar e turismo gastronómico, professor na Universidade Lusófona, e gestor de projetos na ONU e na UE, além de fundador do Festival Internacional do Ouriço do Mar da Ericeira, e do Instituto Mundial da Alimentação.

 

Nuno Ferreira, representante do Guia Michelin em Portugal. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Para Dália Paulo, diretora municipal de Loulé, é «muito importante» para este concelho receber um dos eventos da “Gala Michelin Star Revelation – Portugal”, «quer pelo trabalho que fazemos na área do turismo, quer pela identidade e património».

«Gastronomia é cultura, gastronomia é património e, por isso, esta inciativa alinha muito bem com aquilo que nós fazemos de divulgação dos nossos produtos tradicionais», disse ao Sul Informação, recordando que Loulé tem já a tradição de realizar este tipo de eventos no mercado, com o “Chefs no Mercado”.

«Os nossos frequentadores do Mercado de Loulé já sabem que, de vez em quando, nós levamos a gastronomia e chefs ao mercado, para os aproximar também das pessoas e para divulgar esta distinção que nós temos na região ao nível da gastronomia e dos nossos produtos», continuou, frisando que este tipo de eventos em Loulé têm sempre «muita aceitação».

Nas palavras de André Gomes, presidente da Região de Turismo, é um «orgulho» para o Algarve receber a primeira gala exclusiva portuguesa do Guia Michelin porque «é também um reconhecimento daquilo que é a qualidade e diversidade da nossa oferta a título gastronómico e daquilo que é o potencial da gastronomia como fator de atração turística dos destinos».

 

André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«O Algarve tem características muito particulares no que diz respeito ao que é a sua cultura gastronómica, também assente na Dieta Mediterrânica, e por força disso temos desenvolvido muitos projetos, como o Algarve Craft & Food ou o Algarve Cooking Vacations, que entendemos que vêm enriquecer a oferta do destino ao longo de todo o ano», frisou ao Sul Informação. 

O presidente da Região de Turismo do Algarve reforçou ainda a importância deste evento se realizar em Fevereiro.

«Valorizamos muito este tipo de ações, ainda para mais num período denominado de “época baixa”, e que vem contribuir para o nosso objetivo primordial de combate à sazonalidade e de termos de facto turismo todo o ano».

«Queremos crer que o facto de a gala se realizar em Fevereiro é mais um reconhecimento do destino pela capacidade que tem de atrair públicos muito conceituados e específicos, num período que não é o de maior visitação na região», rematou.

A primeira “Gala Michelin Star Revelation – Portugal” vai custar 400 mil euros ao Turismo de Portugal.

 

Estes são os chefs encarregados do jantar da Gala: 

  • Dieter Koschina – Restaurante Vila Joya, Albufeira, (duas Estrelas MICHELIN) – Coordenador
  • João Oliveira – Restaurante Vista, Portimão, (uma Estrela MICHELIN) – Coordenador
  •  Hans Neuner – Restaurante Ocean, Porches, (duas Estrelas MICHELIN)
  • José Lopes – Restaurante Bon Bon, Lagoa, (uma Estrela MICHELIN)
  • Liborio Buonocore – Restaurante Gusto by Heinz Beck, Quinta do Lago (uma Estrela MICHELIN)
  • Louis Anjos – Restaurante Al Sud, Lagos, (uma Estrela MICHELIN)
  •  Luís Brito – Restaurante A Ver Tavira, Tavira, (uma Estrela MICHELIN)

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub