Faro e Beja sob aviso amarelo na terça e quarta devido ao vento forte

Distritos estão ainda sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à agitação marítima

Os distritos de Faro, Beja, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo esta terça e quarta-feira devido ao vento forte, prevendo-se rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h), e até 95 km/h nas terras altas. 

O IPMA colocou ainda os distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 18h00 de quarta-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros.

Hoje, há também onze distritos do continente sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, devido aos efeitos da depressão ‘Irene’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A depressão vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia de quarta-feira, segundo o IPMA.

Por causa da chuva forte, os distritos de Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Bragança e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 9h00 de hoje e Lisboa, Santarém, Portalegre, Leiria e Castelo Branco até às 15h00.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para todos os distritos do continente entre as 18h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira por causa da previsão de chuva persistente e por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Sob aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte estão também os grupos oriental (São Miguel e Santa Maria) e Central (S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa e Terceira).

No grupo oriental, o aviso vai estar em vigor até às 21h00 de hoje e no central entre as 9h00 e as 21h00 de hoje.

Ainda por causa da previsão de chuva forte, o IPMA emitiu aviso laranja para as regiões montanhosas e costa sul da Madeira entre as 00h00 e as 15h00 de terça-feira e amarelo para a costa norte entre as 00h00 e as 15h00.

O IPMA colocou igualmente a costa norte, costa sul e Porto Santo sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima (entre as 6h00 de terça-feira e as 12h00 de quarta-feira).

A costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira e Porto Santo também vão estar sob aviso amarelo devido ao vento forte (entre as 00h00 e as 18h00 de terça-feira).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No sábado, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para o risco de ocorrência de cheias e inundações no continente face à previsão de chuva.

Face ao agravamento das condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil alertou para a previsão de «inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro», bem como a ocorrência de cheias, «potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras»

A ANEPC aponta risco de inundações urbanas na Bacia Hidrográfica do Tejo e subida de afluências no rio Vez, no rio Lima, no Norte, e no sistema da Aguieira, Raiva e Fronhas, na Bacia do Mondego, região Centro.

 



Comentários

pub