Albufeira: Vem aí mais uma edição do Festival de Música Al-Mutamid

No dia 9 de Fevereiro, a partir das 21h30

O 24º Festival de Música Al-Mutamid está de volta ao Auditório Municipal de Albufeira, no dia 9 de Fevereiro, a partir das 21h30. 

Este festival, que é uma homenagem ao rei poeta Al- Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutadid), conta com a presença de grupos de música árabe-andalusi, música e dança sufi e músicas e danças do Magrebe e Médio Oriente.

O Festival conta com o grupo Yinnan Al Andalus, formado por três músicos originários de Tétouan e Chefchaouen (Marrocos) que interpretam a música complexa e delicada que ecoava nos palácios e medinas de Al-Andalus e Médio Oriente: Hamid Ajbar (violino e voz), Aziz Samsaoui (Kanun – cítara árabe) e Mouhssine Kouraichi (darbouka e voz).

O trio conta também com a colaboração de Mónica Pereira, bailarina de dança oriental.

Em nota, o Município de Albufeira explica que Yinnan Al Andalus significa em árabe, Jardins de Al Andalus. Quando Ziryab (melro), alcunha dada a Alboácem Ali ibne Nafi (789-857), o famoso músico, chegou ao emirado de Córdova, trouxe consigo toda a sofisticação do Califado Abássida de Bagdade.

«Esse refinamento manifestou-se a todos os níveis: gastronomia, vestuário, poesia e música. Era uma sociedade urbana, e como tal, os jardins tinham uma grande importância como lugares de descanso, de desfrute e de inspiração artística. Foi com base nestes jardins que o trio Yinnan se inspirou para criar este projeto musical», continua.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na plataforma BOL, na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis 9h30-12h30| 13h30 – 17h30) e no Auditório Municipal (no dia do espetáculo das 19h30 às 21h15).

 



Comentários

pub