Vêm aí duas noites mais frias

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os valores serão mais baixos «em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas». 

As noites deste domingo e segunda-feira, 17 e 18 de Dezembro, vão ser mais frias em todo o país devido à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os valores serão mais baixos «em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas».

Assim, prevê-se que a temperatura mínima atinja valores abaixo de 0°C em grande parte do interior Norte e Centro, sendo entre 0 e 3°C no interior Sul e entre 3 e 7°C no litoral.

«A temperatura máxima, por outro lado, deverá apresentar-se dentro ou mesmo ligeiramente acima do normal para a época do ano, esperando-se valores entre 7 e 13°C no interior Norte e Centro e entre 13 e 17°C para o restante território. A exceção será nos locais onde o nevoeiro persistir durante o dia no nordeste transmontano e Beira Alta, onde a temperatura máxima poderá não ultrapassar os 5°C», diz o IPMA.

Além disso, prevê-se a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, mais provável no interior Norte e Centro e que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

Por esse motivo, o IPMA emitiu um aviso amarelo de tempo frio devido a temperaturas mínimas baixas nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu.

Ainda assim, diz o IPMA, «temperaturas mínimas próximas de 0°C ou ligeiramente inferiores podem ser sentidas um pouco por todo país nas zonas de vale ou mais abrigadas, com formação de geada».

Na terça-feira, ao final do dia, prevê-se uma alteração temporária na situação meteorológica, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal, que trará um aumento de nebulosidade e precipitação fraca, que resultará num aumento da temperatura mínima no dia 20.

 



Comentários

pub