Ildo Guerreiro lança livro de «homenagem à poesia e cultura popular» do Algarve

“Caminhada de uma vida” junta textos publicados nos jornais “O Sambrasense” e “Noticias de S. Bráz”

O livro “Caminhada de uma vida”, de Ildo Guerreiro, que pretende ser «uma justa homenagem à poesia e cultura popular da região», foi lançado na passada quinta-feira, dia 21 de Dezembro, na sede da associação Casa Museu José Pinto Contreiras, no sítio dos Gorjões, em Faro.

Segundo a Câmara de São Brás de Alportel, concelho onde mora este «autodidata e eterno enamorado pelas palavras», Ildo Guerreiro colabora com os jornais mensais “O Sambrasense” e “Noticias de S. Bráz”, espaços onde publica «poemas de inspiração no seu quotidiano familiar e nas vivências e tradições da região».

O livro que foi agora lançado resulta da compilação destes trabalhos.

Os poemas deste autor «preservam para a posteridade as tradições, usos e costumes da sabedoria popular. Uma caminhada de 80 anos pautada por princípios de respeito e amor ao próximo, fonte de inspiração para dezenas de poemas que dão vida ao passado, sem esquecer o futuro e os sonhos do presente».

Na cerimónia de lançamento do livro, a apresentação da obra ficou a cargo de Carla Mateus e contou com momentos musicais, interpretados por Hélio Gonçalves no piano.

Adolfo Contreiras presidente da Associação Casa Museu José Pinto Contreiras e autor do prefácio do livro, Sérgio Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o próprio Ildo Guerreiro também foram convidados a falar.

 

 

Sobre Ildo Guerreiro:

Natural de Gorjões, Santa Bárbara de Nexe, Ildo Cavaco Guerreiro completou recentemente 80 anos de vida, data que assinala de forma especial com o lançamento do seu livro de poesia “A Caminhada da minha vida”.

Casado com a são-brasense Rosa Maria Guerreiro, com quem constituiu família, Ildo Guerreiro é pai de dois filhos, dos quais tem três netos que são a sua fonte de jovialidade e boa disposição.

A natureza e os afazeres do campo fazem parte das suas rotinas a par do apoio incondicional à família, e dos tempos livres dedicados à sua paixão…a poesia popular.

 

 



Comentários

pub