Fernando Pessanha falou em Loulé sobre a expedição do corsário D. Gonçalo Camelo

Recém-inaugurada sede da Associação Cívica Tomaz Cabreira – Cidadania e Participação é em Loulé

A conferência “A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo contra as Costas de Huelva, em 1336”, ministrada pelo historiador Fernando Pessanha, realizou-se este sábado, 9 de Dezembro, na recém-inaugurada sede da Associação Cívica Tomaz Cabreira – Cidadania e Participação, em Loulé. 

O estudo do investigador algarvio, publicado em Espanha pela revista Huelva em su Historia, da Universidade de Huelva, e em Portugal pela e-Strategica – Revista da Associação Ibérica de História Militar, incidiu sobre uma expedição naval que teve lugar no contexto da guerra luso-castelhana de 1336-1339 e que foi silenciada pelas crónicas castelhanas.

A Associação Cívica Tomaz Cabreira – Cidadania e Participação, associação sem fins lucrativos, tem por objeto «a intervenção cívica e a divulgação cultural» e foi constituída a 29 de Janeiro de 2010, por um conjunto de pessoas interessadas sobre as questões da cultura e da participação dos cidadãos nas mais diversas áreas da sociedade.

De acordo com os estatutos, a associação, visando a promoção dos ideais democráticos, aspira a uma participação ativa na «construção de uma sociedade livre, inclusiva e solidária», através da promoção e defesa da igualdade dos cidadãos e de uma cidadania ativa.

 



Comentários

pub