D. Maria II vai estar por Loulé a pensar em “Cenários Futuros”

Iniciativa decorre no âmbito da “Odisseia Nacional”

O evento de pensamento “Cenários Futuros”, organizado pelo Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da “Odisseia Nacional”, realiza-se nos dias 15 e 16 de Dezembro, em Loulé. 

Em nota de imprensa, o D. Maria II explica que, «depois de 11 meses de intensa atividade por todo o país, com a apresentação de espetáculos, projetos de participação e dedicados ao público escolar, formações, eventos de pensamento e ainda uma exposição, é tempo de refletir sobre o possível legado desta Odisseia Nacional, sem perder de vista os desafios do futuro».

Com foco no futuro e nas práticas artísticas dos mais jovens, o evento Cenários Futuros coloca em evidência a relação entre a cultura e a educação, em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Com entrada gratuita (mediante inscrição aqui), o evento decorre em vários espaços da cidade de Loulé, ao longo de dois dias, e é composto por debates, mesas redondas, conferências, performances e espetáculos.

“Políticas culturais: escalas e desafios para a coesão territorial”, “Criação artística no Algarve: Onde estamos e para onde queremos ir?”, ou “Cultura e Educação”, são alguns dos temas dos debates que compõem a programação de Cenários Futuros e que contam com a participação de nomes como Anabela Afonso, António Branco (ex-reitor da Universidade do Algarve), José Apolinário (presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), José Laginha (deVIR CAPa), Laura Tripaldi, Madalena Victorino (Lavrar o Mar), Magda Henriques, Pedro Adão e Silva (ministro da Cultura), Quimera Rosa, Rita Natálio (Ritó), Rui Catarino (presidente do Conselho de Administração do D. Maria II), Sandro William Junqueira e Vítor Aleixo (presidente da Câmara de Loulé).

No dia 15 de Dezembro, da parte da tarde, decorrerá a iniciativa “Cara e Coroa”.

Este será um encontro entre programadores e artistas do Sul do país, onde serão abordadas as suas metodologias, missões e interesses. Ao mesmo tempo, cinco criadores emergentes da região, selecionados através de uma open call, apresentarão aos programadores presentes as suas mais recentes criações, em formato pitching.

Já no dia 16 de Dezembro, a manhã inicia-se com três mesas redondas em torno de projetos artísticos e programação para a infância e juventude, dedicadas aos temas “Infância”, “Adolescência” e “Juventude”.

Em ambos os dias, e à semelhança do que aconteceu nos eventos Cenários Passados e Cenários Futuros, o Lab2050 dinamizará os Fóruns Escolas e Comunidade, onde jovens e estruturas culturais do Sul terão oportunidade de se juntar para uma reflexão sobre o futuro desejável para a região e para o país.

Da programação do Cenários Futuros fazem ainda parte a performance “Canto a Whitman”, de Carolina Santos, atriz, e Marco Martins, músico, que decorrerá no dia 15 de Dezembro, às 18h30, no espaço Mákina de Cena.

A isto junta-se “La vie invisible”, uma criação e encenação da francesa Lorraine de Sagazan, com texto de Guillaume Poix, construído a partir de testemunhos de pessoas cegas e deficientes visuais.

O espetáculo será apresentado no dia 15 de Dezembro, às 21h00, no Cineteatro Louletano, e contará com audiodescrição e legendagem em português.

No dia 14, às 18h00, será ainda lançado o livro com o texto do espetáculo, numa edição TNDM II / Bicho-do-mato (coleção Textos de Teatro), assim como uma edição em Braille. Esta será a primeira publicação do D. Maria II a ser editada em Braille.

Por fim, haverá uma leitura encenada de “Viagem por mim terra”, a peça que o dramaturgo moçambicano Venâncio Calisto está a escrever desde o início do ano, em viagem com a Odisseia Nacional. Esta leitura, a cargo de Sara Vicente e Tânia Silva, terá lugar no dia 16 de Dezembro, às 18h30, no espaço Mákina de Cena.

Estes dois dias dedicados ao pensamento, terminam com uma festa no Palácio Gama Lobo, no sábado, dia 16, a partir das 21h00.

“Cenários Futuros” é o terceiro evento de pensamento desenvolvido pelo D. Maria II no âmbito do projeto Odisseia Nacional, que tem levado o Teatro a percorrer o país desde Janeiro deste ano, durante as obras de que o emblemático teatro está a ser alvo.

 



Comentários

pub