Alcoutim: Primeiro ano do “Vilas em Movimento” foi «um êxito»

Projeto é promovido pela Fundação Galp

A associação Odiana fez esta quinta-feira um balanço positivo do primeiro ano do projeto “Vilas em Movimento”, uma iniciativa da Fundação Galp, em parceria do Município de Alcoutim, dirigida à população deste concelho.

Este projeto nasceu «da vontade de cooperação entre as entidades, tem como objetivos primordiais a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população sénior da região, a inclusão social, e a promoção do património cultural e natural através da dinamização das mais variadas atividades», segundo a Odiana, que considera que, até agora, a iniciativa foi «um êxito».

«Ao longo do último ano, foram realizados sete workshops em diferentes localidades do Concelho de Alcoutim, nomeadamente: Arranjos Florais em Martim Longo, Criação de Sabonetes na Barrada, Cestaria no Pereiro, Tecelagem em Alcarias, Meditação em Alcoutim, Confeção e Decoração de Bolachas de Natal em Giões e Mandalas em lã em Martim Longo», revelou a associação, que tem tido um papel ativo na implementação do projeto.

Estas atividades foram desenvolvidas, «na sua grande maioria, com a comunidade sénior, tendo em conta as suas sugestões e gostos, com o intuito de proporcionar a este grupo atividades diferentes e também ações de valorização dos produtos endógenos e do artesanato tradicional, algumas dessas atividades em desuso, mantendo vivas as tradições e costumes locais».

Os workshops envolveram 61 participantes, na sua grande maioria reformados, com idades entre os 45 e 90 anos.

«Contámos também com a participação de alguns jovens interessados nas atividades, proporcionando contactos intergeracionais. Os resultados foram extremamente positivos, com participantes expressando não só satisfação como benefícios tangíveis: “Aprendi um novo ofício com este workshop”, “Fiquei satisfeito/a com o tema deste workshop”, “Sinto que a participação neste workshop me animou e melhorou o meu bem-estar emocional”», disse ainda a associção.

Desta forma, o projeto “Vilas em Movimento” «cumpriu o compromisso assumido ao longo do ano, satisfazendo as necessidades da população. Ao combater a solidão, promover atividades e proporcionar momentos de bem-estar social e emocional, transformamos positivamente o quotidiano destes grupos, contribuindo para uma comunidade mais unida e resiliente».

 



Comentários

pub