Rede que junta 18 Mercados Municipais do Algarve vai ser lançada em Silves

Rede visa a «valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada articulada»

Mercado de Silves – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Rede Regional de Mercados Locais (RRML), um projeto que une 18 mercados municipais do Algarve, vai ser oficialmente lançada num evento que vai ter lugar no dia 12 de Novembro, às 14h30, no Mercado Municipal de Silves.

Este evento vai pôr dentro do mesmo mercado, neste caso o de Silves, todos os parceiros do projeto, nomeadamente os Mercados Municipais de Sagres, Aljezur, Odeceixe, Vila do Bispo, Almádena, Odiáxere, Barão de São João, Bensafrim, Espiche, Monchique, Alvor, Silves, São Bartolomeu de Messines, Alcantarilha, Pêra, Algoz, Moncarapacho e São Brás de Alportel.

Um dos pontos altos do programa é a constituição formal da RRML, cujo objetivo principal é «contribuir para a dinamização da economia local, com enfoque na valorização dos mercados locais, dos produtos de qualidade e do comércio local, de uma forma integrada articulada», segundo a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, que coordena a Rede Regional de Mercados Locais.

 

 

O evento é aberto ao público e conta com «momentos de conversa, gastronomia e animação musical únicos. Os produtos gastronómicos dos mercados da RRML vão estar em destaque no evento, com a degustação de caldo verde, xerém de berbigão e carne de alguidar, entre outros petiscos».

Quem for ao Mercado de Silves também poderá desfrutar de animação musical,  a cargo do Projeto Rouge, composto por Mário Marques e Gonçalo Pescada, a tocar saxofone e acordeão, respetivamente.

A programação do evento prevê ainda uma sessão de abertura, marcada para as 15h00, onde vão usar a palavra José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura e Pescas, e Márcio Viegas, presidente da Vicentina.

Segue-se uma conferência sobre Sistemas Alimentares Territoriais e Mercados Locais (15h30), por Francisco Sarmento, especialista em sistemas alimentares sustentáveis, e a apresentação da Rede Regional de Mercados Locais (16h00), a cargo de Aura Fraga (Vicentina) e de Nuno Tenazinha (KOBU Agency).

Após o encerramento, que será feito por Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves (17h00), os participantes serão convidados a visitar o certame Mercados em Rede e a degustar produtos da região. O concerto do Projeto Rouge está marcado para as 20h00.

A Rede Regional de Mercados Locais é um projeto intermunicipal enquadrado no Plano de Ação e Desenvolvimento dos Recursos Endógenos – PADRE, que engloba 18 Mercados Municipais do Algarve, sendo financiado por fundos nacionais e da União Europeia.

 

 



Comentários

pub