“Legionella” detetada em análises leva ao fecho de balneários de escola em Aljezur

Antes da reabertura, serão feitas novas análises para confirmar se está tudo bem

Os balneários do pavilhão gimnodesportivo da Escola Professora Piedade Matoso, em Aljezur, foram fechados depois de análises feitas pela Autoridade de Saúde a amostras de água colhidas nos chuveiros terem detetado a presença de «unidades formadoras de colónias de Legionella Pneumophila», anuncia o diretor do Agrupamento de Escolas de Aljezur, na página da internet destes estabelecimentos de ensino.

Assim, acrescenta Paulo Esteves, «em cumprimento da orientação do Senhor Delegado de Saúde, foi vedado o acesso à zona dos chuveiros de ambos os balneários».

A medida irá manter-se em vigor «até estarem concluídas as intervenções (que incluem procedimentos de descontaminação e de reparação das caldeiras) para correção da situação detetada».

O diretor do Agrupamento acrescenta que o problema se circunscreve aos chuveiros, «não havendo qualquer perigo relacionado com outros pontos de água no recinto escolar (incluindo os lavatórios dos balneários)».

A Autoridade de Saúde Regional (ASR) do Algarve já anunciou que está a monitorizar a presença da bactéria “legionella” nos chuveiros dos balneários daquela escola de Aljezur.

A ASR acrescentou que o problema foi detetado há cerca de 16 dias, após as análises feitas no âmbito do plano local de vigilância da “legionella” da Unidade de Saúde Pública.

Aquela Autoridade acrescenta que «não há registo, nem se esperam que surjam casos da doença dos legionários» na comunidade em consequência desta contaminação.

A situação está a ser acom+panhada e monitorizada pela ASR «desde o início», aguardando-se agora a confirmação da realização da limpeza e desinfeção dos equipamentos «para realizar novas análises», que, a serem negativas, levarão à reabertura do equipamento.

 

 



Comentários

pub