Investigação histórica e perspetivas de futuro do projeto “Magallanes_ICC” apresentadas em Faro

Seminário culmina projeto de cooperação transfronteiriça

O seminário “Lugares de Globalização – Magallanes_ICC” vai decorrer no dia 6 de dezembro, às 14h30, na sede da CCDR Algarve, em Faro, no âmbito do projeto Magllanes_ICC – Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

O projeto é inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e pretendeu ser um dinamizador da economia criativa, incentivando e dando ferramentas às industriais culturais e criativas.

A sessão de abertura, às 14h30, conta com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, e de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve.

A primeira oradora do seminário é Maria de Lurdes Carvalho, diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, que irá fazer uma breve apresentação do projeto Magallanes_ICC e do seu enquadramento no INTERREG VA – POCTEP.

A componente de investigação histórica do projeto Magallanes_ICC, componente a cargo da Direção Regional de Cultura do Algarve, vai ser apresentada por Rui Loureiro, professor, historiador, investigador contratado pela DRCAlg como coordenador científico desta componente do projeto.

Rui Loureiro ocupou-se «essencialmente da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima portuguesa, dos séculos XV e XVI, bem como do respetivo enquadramento nos chamados Lugares de Globalização do Barlavento Algarvio (Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo)», explica a DRCAlg.

Susana Calado Martins, contratada pela DRCAlg como coordenadora da componente de ligação e produção de conteúdos para as indústrias culturais e criativas, fará, em seguida, «a apresentação do trabalho de ligação deste conhecimento histórico às indústrias culturais e criativas, e de como este pode ser uma base sólida para o florescimento de ideias inovadoras e pontos de partida para oportunidades de negócio neste setor».

O seminário encerra com uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Lugares da Globalização – Perspetivas de Futuro”, com a apresentação introdutória e dinamização de Henrique Leitão, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do CIUHCT (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia).

São convidados deste espaço de debate: José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, Rui Loureiro, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes/CHAM (Centro de Humanidades), João Pedro Bernardes, da Universidade do Algarve/Faculdade Ciências Humanas e Sociais, e João Ministro, da TASA/Proactivetur.

O projeto Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A participação é sujeita a inscrição clicando aqui, sendo o seminário transmitido em streaming nos canais de comunicação da DRCAlg e da CCDR Algarve.

 



Comentários

pub