DiVaM chega ao fim com “Fortaleza dos Pescadores”

A entrada é gratuita, sujeita a reserva

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação

A programação do DiVaM deste ano termina este domingo, 3 de Dezembro, com a exibição, às 16h00, do documentário “A Fortaleza dos Pescadores”, na Fortaleza de Sagres. 

Este é um projeto da ATGDM – Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica.

«A obra aborda sobretudo a relação dos pescadores com a Fortaleza e as várias fases pelas quais esta relação tem passado. Se, antes de 1997, a Fortaleza tinha as portas abertas 24 horas por dia, permitindo a pesca à cana a qualquer hora, uma mudança de rumo no destino e gestão do monumento veio mudar a realidade e criar momentos de tensão com a comunidade local, sobretudo com os pescadores», lê-se na sinopse.

O documentário, concebido entre os meses de Junho e Novembro, foi realizado e filmado por Ana Medeira, com o guião de Fúlvia Almeida, a música original de Diogo Russo e as imagens aéreas de Carlos Neto.

A entrada é gratuita, sujeita a reserva através do email: [email protected]

O DiVaM 2023 teve como tema “Patrimónios (des)confortáveis” e levou, aos monumentos afetos à DRCAlg (Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu), 13 projetos, de 12 agentes culturais, nas áreas de cinema, música, performances, arte circense, oficinas e conversas nos monumentos.

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe, na terça-feira, dia 5 de Dezembro, entre as 14h00 e as 17h00, um workshop de Empreita, promovido pela Avonde – Associação Cultural.

O workshop de empreita é destinado à comunidade sénior da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e será orientado por Manuela Caneco.

Além disso, a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai assinalar o 8.º aniversário da atribuição da Marca do Património Europeu (MPE) ao Promontório de Sagres, no sábado, 2 de Dezembro, com o concerto multimédia “Memória da Paisagem”, no auditório da Fortaleza de Sagres.

 



Comentários

pub