Catálogo da exposição “Entre as linhas de pescar e de tecer” lançado em Portimão

Vai ser apresentado no dia 3 de Dezembro

O catálogo da mostra “Entre as linhas de pescar e de tecer”, de Conceição Abreu, vai ser apresentado no dia 3 de Dezembro, no Museu de Portimão, às 17h00, com a presença da artista.

De acordo com o Município de Portimão, o catálogo contém informações sobre cada composição da artista plástica, que estabelece nos seus trabalhos de diferentes tipologias uma interessante proximidade e um espaço de reencontro entre elementos da realidade piscatória e marítima, destacando as redes de pesca e, simultaneamente, as linhas de uma renda mais contemporânea, com que liga, constrói e apresenta um “novelo” estético e artístico que propõe leituras e simbolismos plurais.

Através das criações reunidas, Conceição Abreu sugere «um novo olhar, recordando o seu percurso de memórias têxteis, tricotadas e herdadas no seio familiar, tornado presente numa renovada incorporação e entrelaçamento com outros usos, práticas e sentidos».

Sob curadoria de Sofia Marçal, a mostra recentemente exposta foi idealizada com o propósito de criar, numa perspetiva contemporânea, um diálogo com a coleção etnográfica do Museu de Portimão e a história da pesca ligada à cidade, podendo ser considerada quase uma exposição retrospetiva, onde a leveza das obras se enquadrou numa narrativa poética expandida no tempo.

Em nota, a Câmara de Portimão frisa que «os trabalhos, onde as linhas de pescar e de tecer se encontram, refletem o
compromisso da artista na busca pelos limites dos materiais e das matérias, concretizando-os em obras de arte e conferindo-lhes imortalidade».

Segundo Conceição Abreu, «ligada às povoações do litoral com atividade piscatória, emergem as noções de viagem e de lugar, que aqui se desenvolvem na sua ligação e entretecimento, tendo como imagem as linhas que as unem e entrelaçam», de onde as peças expostas resultam, «através dos cruzamentos com os quais se formaram tessituras e malhas».

Nascida em Sintra no ano de 1961, Conceição Abreu é artista plástica e investigadora, estando representada em diversas coleções na França, na Austrália e em Portugal.

 



Comentários

pub