Proteção Civil sobe para laranja estado de alerta no Algarve e no Alentejo

Lezíria do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Algarve serão as regiões mais afetadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta tarde a subida para o estado de alerta laranja de oito regiões do centro e sul do país, devido à passagem da depressão Bernard este fim-de-semana.

Portugal continental irá ser afetado hoje e domingo pela passagem da depressão Bernard, que se centrará no sul, com trajeto de sudoeste para nordeste, afetando a região sul e centro do país, anunciou o comandante nacional da ANEPC, André Fernandes.

“Foi decidido elevar o estado de alerta especial do sistema integrado para operações de proteção e socorro para o nível laranja para oito sub-regiões do continente, nomeadamente Lezíria do Tejo, Grande Lisboa, Península de Setúbal, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Algarve, durante um período de 24 horas, com início à meia-noite e términus às 23:59 de amanhã (domingo)”, acrescentou.

O responsável sublinhou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos meteorológicos laranja para precipitação a sul do Tejo e amarelo entre o Douro e o Tejo, mas também os avisos laranja para a ocorrência de vento com rajadas máximas de 100 quilómetros por hora para a região do Algarve.

“É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve”, acrescentou André Fernandes.

O aviso laranja – o segundo mais grave numa escala de três – é emitido sempre que existe uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado” e o amarelo sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub