Posto agrário de Tavira acolhe sessões finais do projeto “Observatório dos Rios”

Este fim de semana

As duas sessões finais do projeto “Observatório dos Rios”, que decorreu ao longo de três semanas, em Tavira, vão ter lugar amanhã e domingo, dias 21 e 22 de outubro, às 15h00 e às 10h30, respetivamente, no Centro de Experimentação Agrícola de Tavira (CEAT), o antigo Posto Agrário.

Esta ação foi realizada no âmbito do projeto “Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria I, que conta com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian.

No âmbito do “Observatório dos Rios”, o Guarda Rios, um coletivo de investigação e criação artística, «reuniu diversos artistas visuais e performers e questionou o atual modelo da agroindústria», ao longo de três semanas, nas hortas comunitárias do CEAT, «um território onde as questões da escassez de água são prementes e as monoculturas absorvem grandes quantidades de recursos hídricos», segundo a Câmara de Tavira.

«Considerando, ainda, que Tavira é uma cidade rica em vida cultural e património histórico, duas das ações previstas realizaram-se na Ermida de São Roque e no Clube de Tavira», acrescentou.

No decorrer destas sessões, «os participantes foram convidados a partilhar experiências, conhecimentos e narrativas que foram incorporadas na dramaturgia do trabalho».

«O “Observatório dos Rios” apresentou-se ao público, através de uma série de peças e dispositivos interativos, ativados pelos participantes, durante o percurso performativo. Através destes encontros pretendeu-se estimular associações e fomentar coletivos locais a criarem os seus próprios observatórios», descreve ainda a autarquia.

O  “Odisseia Nacional” «democratiza a oferta teatral e pretende retratar dimensões fulcrais da atividade cultural em Portugal, procurando, através do teatro, criar uma reflexão aprofundada sobre as diversas realidades, promover a coesão territorial e deixar um lastro para o futuro».

O Município de Tavira celebrou, recentemente, com o Teatro Nacional D. Maria II um protocolo de colaboração que visa a difusão e a criação de atividades artísticas, culturais e educativas, no campo das artes performativas, bem como a promoção da cidadania e democratização do acesso às artes e cultura.

A primeira colaboração traduziu-se no acolhimento do projeto “Odisseia Nacional”, o qual conta com a parceria da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub