Passadiço do Barranco do Demo está pronto para fazer rejuvenescer Alferce

Inauguração oficial deu-se este sábado e contou com a presença da ministra da Coesão Territorial

O presidente da Junta de Freguesia de Alferce com a Ministra da Coesão Territorial.  Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

São cerca de 1000 metros de passadiço, a subir e descer, com uma ponte suspensa de 50 metros, onde é possível apreciar aquilo que de melhor a serra algarvia tem para oferecer. Um ano e uns meses depois do início das obras, foi oficialmente inaugurado, este sábado, 21 de Outubro, o Passadiço do Barranco do Demo, na freguesia de Alferce, concelho de Monchique – e nem a chuva impediu dezenas de pessoas de querer dar os primeiros passos nesta infraestrutura que se espera que faça rejuvenescer Alferce. 

Para Ana Abrunhosa, «este é um exemplo de como não precisamos de avultados recursos e muito investimento para fazer bem no território».

A ministra da Coesão Territorial esteve em Alferce para inaugurar este projeto, que foi lançado pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara de Monchique, e que contou com o investimento de Fundos Europeus.

«Estamos a falar de um investimento de cerca de 400 mil euros, mas que tenho a certeza que vai trazer para o território muito mais: porque traz alegria aos que cá vivem, torna o território mais atrativo para os que visitam e, sobretudo, valoriza e protege, porque um território que não é vivido é um território que não é protegido», salientou a ministra antes de se fazer ao caminho.

Nas palavras de Ana Abrunhosa, o Passadiço do Barranco do Demo é um exemplo «de como se faz a gestão da paisagem com equilíbrio e biodiversidade e como podemos ocupar e usar o território mesmo nas zonas de risco».

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Debaixo de chuva, também o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve destacou a importância deste projeto e as suas mais-valias.

«O território precisa de projetos de coesão e este passadiço junta coesão, valorização do património natural da Serra de Monchique e mostra o que uma Junta de Freguesia pode fazer com o apoio da Câmara e das entidades regionais», disse José Apolinário, reforçando que este «é um exemplo de uma boa aplicação dos fundos europeus».

Para quem este sábado decidiu, juntamente com a ministra, “inaugurar” o passadiço, o percurso fez-se do início da infraestrutura até à aldeia de Alferce – um caminho de cerca de 3 quilómetros. Mas, quem quiser, pode sempre optar por partir da aldeia, passar no Cerro do Castelo, fazer o passadiço e regressar à aldeia – um caminho circular de cerca de seis quilómetros, que pode depois ser enquadrado em várias rotas pedestres, quer do Município quer da Via Algarvia.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Depois do passeio, que se fez debaixo de chuva, mas com muito entusiasmo, Paulo Alves, presidente da Câmara de Monchique, disse ao Sul Informação que espera que este passadiço signifique «um rejuvenescimento e uma quebra do ciclo de êxodo de pessoas para fora da freguesia e do concelho».

É que a esta construção junta-se, brevemente, a inauguração do Centro Interpretativo do Castelo do Alferce, também este sábado visitado pela ministra, e a área de autocaravanismo.

Tudo isto, irá, de acordo com Paulo Alves, «proporcionar em Alferce uma criação de sinergias e de valor para que depois os privados também possam aproveitar essa onda e começar a instalar aqui pequenos negócios e dinamizar a freguesia e o concelho».

Com a esperança de que a chuva tenha vindo para «abençoar este território», a ministra da Coesão e o presidente da Câmara de Monchique alertaram ainda para a necessidade de preservar este local e «usufruir dele com civismo».

Terminado o «dia e festa», como o apelidou José Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alferce e o grande impulsionador desta construção, com ou sem chuva, o Passadiço do Barranco do Demo está pronto para ser visitado e apreciado por todos – e até já recebeu vários caminhantes nos últimos meses.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub