Nova aceleradora digital de empresas quer dar «mais Algarve ao Algarve»

Aceleradora tem orçamento total de 3,5 milhões de euros e é apoiada pelo PRR

«Dar mais Algarve ao Algarve». Este é o grande objetivo da nova aceleradora de comércio digital da região, lançada na quarta-feira, 4 de Outubro, e que vai ajudar 2000 empresas na transição tecnológica. 

A plataforma, que conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi apresentada ao final da tarde, numa sessão do Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura.

A Aceleradora de Comércio Digital do Algarve, com uma dotação de 3,5 milhões de euros, vai ser implementada pela Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV), líder de um consórcio que também junta a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor.

Francisca Sousa, gestora de projeto, explicou que esta iniciativa vai ajudar 2000 micro, pequenas e médias empresas, essencialmente das áreas do comércio, restauração e turismo (CAES 45, 46, 47, 56, 79, 95 e 96).

«Vamos identificar as empresas, avaliar o seu nível de proficiência digital e identificar que fatores podem ser potencializados para fazer a digitalização», disse esta responsável.

 

 

Cada empresa poderá receber até 2 mil euros para implementar essas soluções. «Nós vamos garantir o acompanhamento das empresas, durante o projeto e depois também», acrescentou Francisca Sousa.

De resto, uma das particularidades desta aceleradora é que também permitirá entrar num marketplace, com vários fornecedores e inteligentes, dando maior presença digital às empresas.

«O que nós faremos é incorporar tecnologia, tentar desmaterializar os processos, capacitar os empresários e acompanhá-los para depois terem condições para alcançarem novos mercados e novos clientes», realçou.

João Guerreiro, presidente da Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, também vincou aos jornalistas o facto de este ser um «projeto ambicioso» que durará, pelo menos, até Dezembro de 2025.

«Vamos ter um grande trabalho de acompanhamento. É fundamental que olhemos para o mercado de uma forma dinâmica e que isto seja um ponto de partida para o futuro», considerou.

 

Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, também marcou presença no lançamento desta Aceleradora Digital do Algarve.

Em declarações aos jornalistas, o governante considerou que esta aceleradora vem ajudar o comércio do Algarve.

«Permite um projeto de capacitação, em que os empresários melhoram a presença digital e, ao mesmo tempo, podem depois estar integrados em plataformas que permitem a promoção no mundo», disse.

«O pequeno negócio, como o artesanato, é muito importante, mas temos de lhe dar também mais notoriedade e projeção e este projeto vem dar esse contributo», concluiu Nuno Fazenda.

Para mais informações, pode consultar o site da AEQV ou contactar o 289 312 698.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub