Filipe Veríssimo e coros algarvios inauguram Festival de Órgão do Algarve 2023

Concerto de abertura é já na sexta-feira, dia 3

Filipe Veríssimo

O Festival Internacional de Órgão do Algarve está de regresso e vai ser inaugurado com concertos do organista Filipe Veríssimo, que também contarão com voz, em Portimão e Faro, nos dias 3 e 4 de Novembro, sexta-feira e sábado, respetivamente, sempre às 21h00.

No dia 3 de Novembro, a Igreja Matriz de Portimão acolhe concerto de abertura do XVI Festival Internacional de Órgão do Algarve 2023, com o organista Filipe Veríssimo e a participação do Coral Adágio, dirigido por António Alves.

«Depois de uma primeira parte onde será protagonista o órgão histórico e os seus registos sonoros, na participação coral serão interpretadas obras de Mozart e de Bach e, por fim, destaque para a apresentação do Te Deum em Dó de Benjamin Britten (1913-1976), com Beatriz Direito nos solos da voz soprano», segundo a associação Música XXI, que organiza o evento.

No dia seguinte, sábado, 4 de Novembro, Filipe Veríssimo apresenta-se no órgão da Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coro Cantate Domino, dirigido por Rui Jerónimo. Glosas, Partitas e Sonatas preenchem o programa a solo, seguindo-se a participação coral com a interpretação de cinco obras de referência, de Bach, Franck, Mozart, Caccini e Haendel.

Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

Antes de rumar a Faro, no sábado de manhã o organista Filipe Veríssimo oferece uma Masterclasse de Órgão na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados.

A atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se  através dos números 282 426 290 / 966 642 279 ou do email [email protected].

Filipe Veríssimo é Mestre Capela e Organista Titular da Igreja da Lapa no Porto. É formado em Música Sacra na Escola de Artes da Universidade Católica, onde estudou órgão, direção coral e direção de orquestra, tendo prosseguido os seus estudos de órgão em Paris. É diretor artístico de diversos Ciclos e Festivais de Órgão.

O Grupo Coral Adágio nasceu em Portimão, em Setembro de 1989, e conta com cerca de 30 elementos. Do seu percurso destacam-se digressões internacionais, atuações em programas de rádio e televisão e concertos com orquestra. Gravou em 2008 o seu primeiro CD exclusivo, (L)atitudeS.

O Coro Cantate Domino tem por finalidade contribuir musicalmente para as celebrações litúrgicas mais solenes realizadas na Sé de Faro, tendo iniciado a sua participação na Liturgia em 2009. Desde então, tem acrescentado ao seu reportório um conjunto de outras composições religiosas e profanas.

O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência luxemburguesa Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

 

 

 



Comentários

pub