O DiVaM (Dinamização e Valorização dos Monumentos) apresenta, na Fortaleza de Sagres, o projeto Nova Escola de Sagres, destinado ao público escolar e famílias, e o espetáculo de circo contemporâneo “Almaradentro por Outros Mundos”.
O programa, da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), é exibido nos dias 24 e 25 de Outubro e 31 de Outubro e 1 de Novembro.
O projeto Nova Escola de Sagres, promovido pelo Centro Ciência Viva de Lagos, regressa à Fortaleza de Sagres, nos dias 24 e 25 de Outubro, das 10h00 às 17h30.
A Nova Escola de Sagres propõe aos participantes várias atividades, como a construção de uma caravela modular com 10 metros de comprimento, oficinas de programação e robótica e exploração de coleções que revelam a bio e geodiversidade de vários ambientes e ecossistemas.
Além disso, as crianças serão convidadas a desvendar mapas e instrumentos de navegação, bem como refletir sobre o tema do DiVaM deste ano, “Patrimónios (des)confortáveis”, onde a escravatura e cor da pele será abordado e repensado, desta vez com recurso às ferramentas de inteligência artificial.
Depois, nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro, o Teatro Experimental de Lagos promove o espetáculo “Almaradentro por Outros Mundos”. No primeiro dia, a sessão está agendada para as 10h00, e tem como destinatários o público do 1.º ciclo de escolaridade. A sessão do dia 1 de Novembro realiza-se às 15h30 e está aberta a famílias e público em geral.
Na sinopse pode ler-se que “Almaradentro” questiona o distanciamento das realidades do interior e do litoral, do urbano e do rural, do estrangeiro e do próprio, do que está fora e do que existe dentro.
A investigação reflete sobre a visão estandardizada das diferentes identidades e de como fundi-las, «a fim de desconstruir o que entendemos como realidades separadas e abrir novas perspetivas sobre a identidade fragmentada da região, a partir de uma visão contemporânea».
Os bilhetes podem ser reservados em [email protected].
Todas as atividades DiVaM são gratuitas, mas com reserva obrigatória.
Comentários