Conferência em Castro Marim lança Encontro Ibérico de Leitores Saramago

Encontro também decorrerá em VRSA e em Ayamonte

O Encontro Ibérico de Leitores Saramago da Eurocidade do Guadiana, que vai decorrer entre os dias 10 e 12 de Novembro em Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, vai ser lançado com uma conferência proferida por Carlos Reis, intitulada “Os Outros Saramagos”, no dia 10, às 18h00, na Biblioteca Municipal de Castro Marim vai acolher

No mesmo dia, será exibido o documentário José y Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes.

«Com o objetivo de dar voz aos leitores de Saramago, divulgar a obra e o pensamento do escritor, estes encontros são sobretudo dirigidos aos leitores, admiradores e estudiosos da obra de Saramago e da sua vida», segundo a Câmara de Castro Marim.

Ayamonte e Vila Real de Santo António acolhem, no segundo dia do Encontro, sábado, dia 11 de Novembro, a participação ativa dos leitores de Saramago.

Ao final da tarde, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA, terá lugar a conferência de António José Borges, a partir da sua obra “Saramago – Da Cegueira à Lucidez”. A programação do segundo dia do Encontro encerra com a performance literária de Gisela Cañamero e Ricardo Madeira, a partir da obra “Todos os Nomes”.

No dia 12, último dia do evento é proposta uma visita guiada, no âmbito da Rota Literária Saramago no Algarve, nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

A exposição “Voltar aos Passos que foram dados”, com seleção e composição de textos de Carlos Reis e Fernanda Costa, e design de André Letria, também integra o programa do Encontro, podendo ser visitada nas três bibliotecas municipais que acolhem o evento.

«Ler/celebrar Saramago, é o mote destes encontros de partilha, realizando o sonho do escritor: 2Seria perfeito poder reunir em um só lugar, sem diferenças de países, de raças, de credos e de línguas, todos quantos me leem, e passar o resto dos meus dias a conversar com eles”», acrescenta a Câmara de Castro Marim.

O 8º Encontro Ibérico de Leitores Saramago é organizado pelas Câmaras Municipais de Castro Marim e VRSA, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago e o promotor da Aula Saramago – Diego Mesa, com o apoio do Ayuntamiento de Ayamonte, da Eurocidade do Guadiana e da Fundação José Saramago.

A participação no encontro é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita aqui.

 

 



Comentários

pub