Avião da Ryanair obrigado a aterrar de emergência em Faro

Aeronave fazia a ligação entre a capital algarvia e Belfast

Um avião da Ryanair que partiu de Faro às 7h50 de hoje, domingo, com destino a Belfast, teve de regressar ao aeroporto algarvio e aterrar de emergência, devido a problemas na aeronave.

Ao Sul Informação, Vítor Vaz Pinto, comandante regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que esteve a coordenar a resposta, esta manhã, revelou que «o avião aterrou em segurança», apesar de ter enfrentado problemas graves, que levaram à declaração «da emergência total na aeronave».

Isso levou a que tivesse sido ativado o protocolo de resposta a acidentes graves no Aeroporto.

«Às 8h14, foi dado o alerta amarelo, que significa que são colocados meios de socorro em prontidão. Mas, dois minutos depois, às 8h16, foi dado o alerta vermelho, pelo que foram enviados meios para o Aeroporto», como prevê o protocolo.

E não foram poucos os meios que ocorreram à infraestrutura aeroportuária algarvia: «100 operacionais, 42 veículos e uma embarcação».

A aeronave da companhia aérea irlandesa só se fez à pista depois de ter circulado sobre Faro, para gastar combustível, outra medida de segurança adotada em casos de emergência.

«O fim do alerta aconteceu às 9h35», concluiu o comandante Vítor Vaz Pinto.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub