APEOralidade lança dois livros com a obra poética de Maria da Conceição Elói, a Madressilva

Foi a fundadora do jornal «A Avezinha», de Paderne

Os dois volumes da recolha feita pela Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade (APEOralidade) sobre a obra poética de Maria da Conceição Elói vão ser lançados no próximo sábado, 4 de Novembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal de Albufeira.

Os livros – « O amor em quadras de inspiração popular» e «As vozes do coração» – serão apresentados por Luísa Monteiro, também escritora, dramaturga, doutorada em Filosofia, professora e investigadora de teatro e técnica superior de comunicação na Câmara de Albufeira.

Maria da Conceição Elói, mais conhecida pelo pseudónimo Madressilva, nasceu em Paderne em 1898, tendo morrido em Faro em 1979.

Foi jornalista, poetisa e escritora que lutou pela educação e pela cultura algarvia. Foi a fundadora do jornal «A Avezinha», em 1921, que começou por ser  manuscrito. As redatoras eram todas mulheres e todas Marias, usando pseudónimos de flores.

Mais tarde, o padre de Paderne conseguiu que o periódico fosse aceite pela Diocese como jornal paroquial, passando então a ser impresso em Faro, na Tipografia União, que pertencia à igreja algarvia. Manteve-se a sua publicação durante quinze anos.

Em 1977, pela mão do jornalista padernense Arménio Aleluia Martins, «A Avezinha» voltou a publicar-se. Arménio chegou a oferecer a Maria da Conceição Elói o cargo de diretora, mas esta recusou. Ainda assim, manteve-se colaboradora do jornal até quase à sua morte, em 1979.

Escreveu também nos jornais «Folha do Domingo», «Correio do Sul», «Povo Algarvio», «Folha de Alte», nas revistas «Portugal Feminino» e «Almanaque de Santo António» (ambas de Lisboa) e em mais duas outras que se editavam no Brasil.

Concorreu a inúmeros Jogos Florais, realizados em todo o país, onde arrecadou muitos prémios.

Em 1983, Arménio Aleluia Martins editou o livro «Ecos da Minha Voz», uma recolha da poesia de Maria da Conceição Elói. Essa obra esteve na base dos dois volumes agora editados pela APEOralidade, que adicionou também outros poemas recolhidos por José Ruivinho Brazão, através de uma amiga de Conceição Elói.

Os dois volumes incluem as quadras, no primeiro, e os sonetos, no segundo.

Os livros lançados pela APEOralidade contam com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Junta de Freguesia de Paderne.

 

 



Comentários

pub