Um espaço onde se quer que «as pessoas relaxem e passem muito tempo» e que junta os conceitos de café, restaurante e bar: assim é o “novo” Aliança, o café histórico da cidade de Faro que reabriu esta segunda-feira, 9 de Outubro.
Mais de dois anos após a última reabertura, e sete depois da grande remodelação, o Aliança voltou a abrir portas com nova gerência e um menu baseado nas tapas, carnes e mariscos.
Apesar de ter sido feito um investimento em algumas obras, a «decoração estrutural» mantém-se a mesma. «Dotámos o espaço de uma cozinha mais profissional, dentro das limitações que temos, o bar também é agora profissional e fizemos um lifting na decoração movível (loiça, talheres, plantas). Além disso, a parte musical também será primordial para que este seja considerado um restaurante-bar», explica ao Sul Informação Óscar Gouveia, o atual gerente.
Natural de Leiria, o empresário, que nos últimos anos trabalhou no Algarve no Verão, decidiu mudar-se para cá para abraçar este projeto.
«Há uns anos que venho para o Algarve no Verão para dar consultoria para discotecas, hotéis e restaurantes. Um dos meus trabalhos dentro das relações públicas é dar consultoria, ou seja, tratar desde a decoração ao menu, preparar staff, para depois abrir as casas e ir embora. Este projeto foi o primeiro da minha vida em que decidi ficar», conta.

Apesar de ter sido feita pouca divulgação quanto ao dia de reabertura, Óscar Gouveia refere que «as pessoas estão muito curiosas para entrar» e que «mesmo durante as obras houve pessoas a pedir para ver o café por dentro».
Além disso, o gerente esclarece que apesar de o Aliança ter aberto esta segunda-feira, a festa oficial de inauguração só se realizará no dia 25 de Outubro.
«Nesse dia, vamos ter um espetáculo para convidados e para a população. Não deixa de ser um evento privado, mas também não vamos restringir o acesso à comunidade», esclareceu Óscar Gouveia.
Para já, o Aliança funciona de terça a sexta-feira, das 16h00 às 24h00, ao sábado, das 12h00 às 24h00, e ao domingo, das 12h00 às 17h00.

«O objetivo do Café Aliança não é que a pessoas cheguem e se vão logo embora, é que relaxem e passem aqui muito tempo. Por isso é que a nossa carta foi pensada para a partilha. A música também foi escolhida a pensar nisso para que as pessoas sintam que foram a um restaurante, mas também a um bar e que saíram à noite (tudo no mesmo espaço). Quanto mais elevada é a faixa etária mais difícil é que as pessoas encontrem um espaço com o qual se identifiquem e é isso que nós queremos oferecer».
Quanto a futuras atividades culturais, Óscar Gouveia refere que haverá «pontualmente, apontamentos musicais» e «outras inciativas culturais que possam fazer sentido tendo em conta o espaço, como micro exposições ou peças de teatro».
Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação
Comentários